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Livro destaca reflexões didáticas em práticas educativas com uso de tecnologias

Redação Bonde com Agência UEL
24 fev 2021 às 16:08
- Reprodução/Pixabay
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"Não é possível separar educação de tecnologias”. A sentença está na Apresentação do livro "Reflexões e experiências didáticas com tecnologias digitais” (Editora Madrepérola, 2020) e sintetiza o conteúdo da obra, que reúne 20 artigos de mais de 40 pesquisadores de 18 universidades brasileiras. São relatos e discussões sobre a atuação em sala de aula, envolvendo temas como o próprio acesso à tecnologia, produção de conhecimento, educação online, interatividade, letramento digital, ensino de Arte de de língua inglesa, jogos digitais e o uso de podcasts e whatsapp no processo de ensino e aprendizagem.


A obra se destina ao debate acerca de tecnologias digitais utilizadas nas escolas, cenários de aprendizagem por essência. Cabe destacar que a abordagem didática enfatiza as práticas educativas, ou seja, o dia a dia do ensino e do desenvolvimento de projetos educativos em sala de aula. Além de discutir Didática e a aplicabilidade dos recursos tecnológicos, os artigos não pensam a tecnologia apenas como ferramenta, mas como elemento integrado ao processo de ensino e aprendizagem.

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Visibilidade – Para a professora Diene Eire de Mello, do Departamento de Educação, do CECA (Centro de Educação, Comunicação e Artes da UEL), organizadora do livro e coautora de um dos capítulos, muitas boas iniciativas são desenvolvidas nas escolas, mas faltam visibilidade e divulgação destes trabalhos. Vários se tornam objeto de pesquisa nos Programas de Mestrado e Doutorado do país, mas ainda assim a visibilidade é restrita. Como a professora integra uma rede de pesquisadores de Educação e Comunicação e a troca de ideias é constante, Diene convidou colegas para escrever sobre o que as escolas fazem de bom nesta área pelo país afora, apesar das dificuldades como falta de acesso e formação de professores falha.

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Diene lembra que não se trata apenas de levar a tecnologia à sala de aula, mas utilizá-la da forma mais adequada, ou seja, integrada às práticas, explorando todo o potencial que oferece. Só assim, segundo ela, o ensino se torna mais efetivo e faz valer o investimento.


O livro foi publicado em formato digital e está disponível gratuitamente. Isto faz parte da política de publicação de Diene, para democratizar o acesso à produção de conhecimento. De fato, ela lembra que alguns professores de estados nordestinos já se manifestaram, informando que estão usando a obra em estudos e práticas de ensino.

DidaTIC – A professora Diene de Mello é ainda uma das coordenadoras do projeto DidaTIC, que trabalha com o uso de tecnologia na Educação e que, durante a pandemia, assessorou e capacitou professores para as atividades remotas. O site do projeto DidaTIC traz uma série de materiais de apoio, sugestão de leituras, textos e vídeos sobre o trabalho no período de pandemia, eventos e outras informações.


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