Pesquisar

Canais

Serviços

Arquivo/COM UEL
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Acompanhe pelo YouTube!

Músicos da Orquestra da UEL ministram workshop do projeto Música na Biblioteca

Redação Bonde com Agência UEL
22 out 2021 às 16:12
Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira (22), a partir das 18h30, o projeto Música na Biblioteca trará para o público um workshop com dois músicos da Osuel (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina), Jairo Chaves e Natanael Fonseca. Eles também integram a Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” e ainda são fundadores do Duo Jacarandá. 

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Os músicos vão relatar os seus conhecimentos sobre o processo de performance e técnicas de estudo num conjunto de música de câmara. A transmissão será ao vivo, no canal das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina no YouTube (acesse aqui).

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


O projeto Música na Biblioteca é realizado por meio de uma parceria entre as Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina e a Mostra de Música de Câmara, que conta com patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) e organização da Artis Colegium.


A coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos, disse que o formato virtual do evento permite alcançar um público diversificado. Segundo ela, a iniciativa é importante para continuar formando plateias e para levar eventos de qualidade, entretenimento e lazer para quem está em casa, por conta da pandemia.


Novos públicos - O grupo Solistas de Londrina, sob a direção do Spalla Evgueni Ratchev, contabiliza mais de 450 concertos realizados desde a sua fundação, participações em festivais de música, circuitos nacionais e estaduais, seis álbuns (Cds) gravados e vários prêmios nacionais recebidos durante estes anos. 

Continua depois da publicidade


Eles atuam no cenário nacional erudito e desenvolvem projetos com objetivo de executar esse estilo de música e, ao mesmo tempo, participar de um movimento que descentraliza o acesso à cultura para formar novos públicos.


Trajetórias e Carreiras - O músico da Osuel Jairo Chaves está radicado em Londrina desde 1995 e é vencedor de diversos Prêmios Nacionais e Internacionais. Ele atua como solista à frente de várias orquestras brasileiras e europeias. 


Eles foi o primeiro violista da Osuel (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina), em 1995, e da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”, onde está desde a fundação, em 1998. Ele também é convidado para gravações, recitais solo e participações em Orquestras, além de ser professor em Festivais de Música pelo Brasil.


Já o violista Natanael Fonseca, Mestre em violão erudito pela Universidade de Aveiro, em Portugal, é violista da Osuel desde 1991 e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, com a qual participou da gravação de seus cinco discos. 


Apresentou-se em recitais de violão em Portugal e Espanha e como solista nos concertos para violão e orquestra de Mário Castelnuovo Tedesco, Heitor Villa-Lobos e Anton Garcia Abril com a Osuel dos concertos de A. Vivaldi e J. L. Krebs com a Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”.


(Com texto e informações do N.COM/Prefeitura de Londrina).

Continue lendo