Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ensino superior

Paraná estreita relações com Reino Unido para parcerias na educação e meio ambiente

Redação Bonde com AEN
06 jul 2021 às 16:29
- Camila Tonett/Vice-governadoria
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os principais projetos do Paraná nas áreas da educação, ensino superior e desenvolvimento sustentável foram apresentados, nesta terça-feira (6), para representantes do Reino Unido no Brasil. A reunião virtual, presidida pelo vice-governador Darci Piana, teve como objetivo a aproximação entre os dois governos para o desenvolvimento de potenciais parcerias futuras em áreas estratégicas.


A iniciativa integra uma aproximação do Reino Unido a estados brasileiros que não possuem consulados. Inicialmente, foram selecionados como prioridade Paraná, Pará e Bahia. A reunião marcou o início de um relacionamento mais próximo, através de um diagnóstico de quais pontos de convergência podem gerar colaborações.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Esse esforço é parte de uma iniciativa do governo britânico para gerar maior impacto de seus projetos em outros estados brasileiros. Nosso objetivo é ter um melhor entendimento dos estados e estabelecer relações próximas com cada um deles, identificando áreas nas quais possamos criar parcerias e trabalhar juntos”, explicou Lisa Weedon, cônsul-geral interina do Reino Unido em São Paulo e enviada especial ao Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
Curiosidades

Com Jonas Brothers no Brasil, veja 8 lições de inglês nas letras da banda

Imagem de destaque
Comprarias?

IBGE vai vender mapa com Brasil no centro do mundo após 'grande sucesso'

Imagem de destaque
Veja balanço

Greve de professores de federais começa com adesão de ao menos 21 instituições, diz sindicato

Imagem de destaque
20 vagas disponíveis

Secretaria da Mulher abre vagas para curso de recepcionista em Marketing Profissional em Londrina


O vice-governador disse que o Estado sempre teve um bom relacionamento com o Reino Unido, e que a nova relação só trará vantagens às duas partes. Na semana passada, lembrou, houve uma Missão Técnica Virtual entre o Paraná, através da Fundação Araucária, e cientistas britânicos para estruturar novas parcerias nos segmentos de educação, inovação e pesquisa voltados à saúde.

Publicidade


"Queremos trazer tecnologia e integrar aquilo que eles têm de melhor para ajudar em parcerias com nossas universidades estaduais e com nossa Secretaria de Educação. Isso é fundamental para nosso crescimento”, pontuou.


A cônsul interina pontuou que o governo britânico tem atuado no Brasil com cinco prioridades fundamentais, que servem de guia para nortear as futuras ações. São elas: incentivar compromissos climáticos ambiciosos, reduzir barreiras econômicas, desenvolver a ciência, melhorar a segurança pública e garantir sociedades abertas através do fortalecimento de valores democráticos e da redução da desigualdade.

Publicidade


"Os resultados do Paraná são muito impressionantes, especialmente nas áreas de educação e meio ambiente, e estou muito animada para trabalharmos juntos. Acredito que temos muito para contribuir”, acrescentou Weedon.


Meio Ambiente – O vice-governador lembrou que o bom relacionamento entre os governos também ajuda a criar uma vitrine da sustentabilidade do Paraná para o mundo, uma vez que o Reino Unido será sede da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26. O evento será realizado em novembro em Glasgow, na Escócia.

Publicidade


"A próxima reunião do clima será no Reino Unido e é fundamental que a gente consiga mostrar aquilo que o Paraná faz: produzir alimentos sustentável. Precisamos vender essa imagem, diferente do que os europeus costumam ouvir sobre o nosso país. Precisamos ser coerentes e explicar lá fora que, aqui, nós produzimos, mas preservamos”, acrescentou Piana.


Consulado – Além da Embaixada (em Brasília), o Reino Unido possui quatro consulados, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Outras regiões, como Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Manaus possuem cônsules honorários.

Presenças – Participaram da reunião o secretário estadual da Educação, Renato Feder; o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; o assessor da divisão de informações e relações internacionais da Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Luis Mascarenhas; o superintendente geral de Parcerias do Paraná, Ágide Eduardo Perin Meneguette; o cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson; e as oficiais de engajamento regional no Paraná, Larissa Vazquez e Livia Baesso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade