Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Imunização

Paraná ultrapassa marca de 30 mil profissionais do ensino superior vacinados contra a Covid-19

Redação Bonde com AEN
14 jul 2021 às 16:40
- UEPG/Aline Jasper
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná imunizou até a manhã desta quarta-feira (13) 30.245 profissionais do ensino superior da iniciativa pública e privada. O quantitativo representa quase 10% das doses aplicadas em todo o Brasil. É o quarto Estado que mais vacinou trabalhadores da categoria, atrás apenas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.


A vacinação iniciou em 12 de junho e em 30 dias imunizou quase todo o grupo prioritário com ao menos uma dose. De acordo com o Censo de Educação Superior de 2019, do Ministério da Educação, o Paraná tem cerca de 56 mil profissionais nas instituições de ensino superior, entre professores e trabalhadores administrativos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Quando a imunização iniciou para os trabalhadores do ensino superior outros grupos prioritários já haviam sido vacinados. Isso fez com que o total de trabalhadores fosse um número menor do que o previsto pelo censo. Nossa estimativa é que 90% dos profissionais já receberam o imunizante”, disse o coordenador de Ciência, e Tecnologia da Seti, Marcos Pelegrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas


Curitiba, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Umuarama estão entre os municípios que mais vacinaram esse público. Em Ponta Grossa, especialistas que atuam no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, vinculado à UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), apontam que a cada minuto quatro vidas foram salvas pela vacinação.

Publicidade


O farmacêutico Edmar Myoshi, que organizou o processo de vacinação por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UEPG, diz que a universidade trabalha, desde o início, no combate à pandemia em projetos do Governo do Estado relacionados à Covid-19, e também com iniciativas de produção de materiais que auxiliem a população nas ações de prevenção.


"Agora estamos auxiliando as autoridades a levar a vacina para toda a população”, disse. "Isso demonstra que a universidade não é apenas uma instituição de ensino, mas também possui um papel fundamental em diversos aspectos da sociedade”.

Publicidade


Outro exemplo de vacinação acelerada foram as cidades de Guarapuava e Irati, ambas com câmpus da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). A instituição informou que cerca de 2 mil pessoas receberam o imunizante, totalizando mais de 90% dos professores e servidores da universidade.


Para o vice-reitor da Unicentro, Ademir Juracy Fanfa Ribas, a vacinação representa uma segurança para a saúde dos profissionais e de seus familiares. "Acreditamos muito na vacina e na ciência. E o apoio das prefeituras da região foi fundamental para que todos os servidores da Unicentro tenham a oportunidade de se vacinar. A vacina é nossa esperança para o retorno da normalidade”, afirmou.

Vacinação – De acordo com o Vacinômetro do SUS (Sistema Único de Saúde), do total de profissionais do ensino superior vacinados no Paraná, 12.779 são homens e 17.743 mulheres. Os profissionais de 35 a 39 anos estão entre os mais imunizados (5.567), seguidos pelos trabalhadores de 30 a 34 anos (5.077) e de 40 a 44 anos (4.914). Foram aplicadas doses das vacinas AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer/BioNTech, CoronaVac/Butantan e Janssen.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade