Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Literatura

Plano de incentivo à leitura atinge mais de 50% das metas

Redação Bonde com AEN
21 dez 2018 às 09:57

Compartilhar notícia

- SCMS/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Em execução desde 2013 no Paraná, o Plano Estadual do Livro, Leitura e Leitura e Literatura (PELLL) recebeu o primeiro diagnóstico de resultados de suas ações para o incentivo à leitura e de acesso ao livro livro.

Os números, apresentados pela Comissão do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (Compelll) nesta semana, superaram as expectativas do conselho: 51% de todas as metas previstas no plano já foram atingidas nos primeiros cinco anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Plano prevê que 100% dessas metas sejam executadas em dez anos. O levantamento foi feito pela Katru Assessoria em Informações, contratada pela Secretaria de Estado da Cultura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Resultados dia 15 de janeiro

Candidatos incluídos no Concurso Nacional Unificado devem enviar títulos até esta quinta-feira

Imagem de destaque
94 mil alunos a menos

Número de matriculados na Educação de Jovens e Adultos cai 75% no Paraná

Imagem de destaque
Até 23h59

Após prorrogação do MEC, inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda

Imagem de destaque
177 escolas de 98 municípios

Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola


O objetivo da pesquisa é mostrar um panorama das ações e metas que vêm sendo desenvolvidas pelo plano desde 2013 e seus principais impactos e resultados até o momento. Segundo o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, os números já alcançados mostram o resultado de uma gestão que colocou a literatura e o livro como protagonistas. "São vários projetos do plano percorrendo os municípios, desde pequenas a grandes ações que tem levado o livro nas mãos das pessoas e também formado mediadores da leitura dispostos a incentivar essa área no Paraná", disse.

Publicidade


Para a coordenadora do Plano, Tatjane Garcia, os números são motivo de vitória e vão nortear as ações desenvolvidas no Paraná nos próximos cinco anos. "Com a pesquisa podemos contemplar ações ainda mais eficazes, pois agora sabemos que atingimos mais da metade das metas em cinco anos. Agora vamos ver como e quais ações devem ser priorizadas até 2023 para o cumprimento do plano e aumento desse percentual em menos tempo", afirmou.


A representante da Academia Paranaense de Letras no Compelll, Marta Moraes da Costa, também observa que a avaliação é uma oportunidade de tornar o plano ainda mais efetivo no Estado. "Antes estávamos realizando ações sem um mapa do resultado do nosso trabalho e agora temos um ponto de partida mais consistente para discutirmos no próximo ano o que devemos mudar rumo aos 100% das metas atingidas", diz.

Publicidade


Segundo a diretora técnica da empresa Katru, Fátima Mottin, o ponto mais forte observado na pesquisa foi o impacto das ações na sociedade. "São muitos projetos nessa área sendo desenvolvidos e várias ações com impacto na sociedade civil que mostrou um papel muito importante nesse processo", disse.


PELLL - O Plano trabalha com sete diretrizes, além de quatro eixos, que orientam a política do livro: a democratização do acesso ao livro e à leitura, formação de mediadores, valorização simbólica do livro e da leitura e desenvolvimento da economia do livro. Dentro desse planejamento, 44 ações são desenvolvidas para que as 53 metas estabelecidas no plano sejam cumpridas.

Publicidade


Pelo plano várias ações de estímulo à leitura e do acesso ao livro são realizadas. Só o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice) já contemplou 57 projetos nessa área: 29 já executados por escritores, mediadores de leitura e produtores culturais e 27 que ainda serão realizados no Estado até 2020, levando ações inovadoras para o Estado.


Um deles é o "De Caso com a Palavra", idealizado pela escritora Cléo Busatto, que formou mediadores de leitura e promove palestras literárias e fórum sobre leitura e literatura, à comunidade. O projeto se enquadra nos eixos 2 e 3 do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná e já capacitou 440 profissionais em 80 municípios com 25 ações desenvolvidas e mais de 5.300 pessoas beneficiadas.

Publicidade


Já o "Histórias dos Quatro Ventos – Encontros de Incentivo à Leitura", de Luis Carlos Teixeira da Silva, fomentou a contação de história em diversos municípios realizando 150 encontros literários para incentivo à leitura, dirigidos gratuitamente a crianças de oito a 12 anos de escolas públicas em municípios da região metropolitana de Curitiba.


O projeto "Narrativas Itinerantes", de Fabiane de Cezaro, percorre em 14 municípios de 7 diferentes regiões do Paraná e promove o diálogo e a trocas nas oficinas para que que cada um encontre sua própria maneira de contar histórias, além de contribuir para a formação de novos contadores de histórias.

Outra destaque é o Projeto Agentes de Leitura Paraná que só em 2018 impactou mais de 35 mil pessoas com atividades como também a contação de histórias, rodas de leitura, oficinas de criação literária e bate-papo com escritores-pessoas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo