Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução/Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Hora de se preparar!

Professor dá 6 dicas para aumentar o foco no Enem

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa - Leonardo Chucrute
16 set 2021 às 17:12
Continua depois da publicidade

É muito comum se distrair durante os momentos de estudo. Quando estão em casa, os estudantes se distraem com a mãe ou o irmão que chama, o cachorro que late querendo brincar ou a televisão ligada os faz dar uma olhadinha e acabar perdendo o foco nos estudos. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), somando os dois dias de prova, dura dez horas e meia. Então, para ter um bom desempenho é necessário ter foco. O professor de matemática e Diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum Leonardo Chucrute elaborou seis dicas para quem quer se organizar para o Enem.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Muitas pessoas não sabem, mas a concentração é algo que desenvolvemos. Nós, seres humanos, somos multifocais. Desde a pré-história, tínhamos que estar atentos a tudo. Hoje, continuamos a ter nossa atenção dispersa, uma vez que somos bombardeados por informações. Mas, claro, temos que ficar atentos, porque há momentos importantes, como os estudos, que exigem foco completo. 

Continua depois da publicidade


Em primeiro lugar, é muito importante planejar sua rotina. Pode parecer óbvio, mas, ao se organizar, você consegue aumentar o seu foco. Então, separe seus horários e determine suas tarefas para assim conseguir se concentrar melhor. Crie hábitos, planeje tudo com auxílio de agendas, planners ou aplicativos.


Outra dica é que é preciso ter cuidado com a sobrecarga. Ninguém é de ferro e se tem uma coisa que tira o foco é o cansaço. Então respeite seus limites. Separe em torno de duas horas para estudar aquela matéria e mais uma hora para fazer exercícios. A terceira técnica é fazer pausas. Entre uma matéria e outra, é importante que pare um pouco para respirar. Nesse momento, o cérebro absorve mais o que você aprendeu. Beba água e relaxe um pouco para voltar com mais foco para os estudos.

Continua depois da publicidade


Exercitar-se é mais uma coisa que você deve fazer. É importante que separe um momento para se alongar, fazer uma meditação, esfriar a cabeça. O exercício é bom tanto para o seu físico quanto para o mental. Mais uma dica é encontrar seu método de estudo ideal. Não adianta alguém te indicar fazer mil exercícios de matemática, quando você aprende só de ver vídeos. Então, teste diversas formas de estudar e veja com qual aprende mais e da melhor forma.


A última técnica é aproveitar a tecnologia. O Youtube e o Instagram têm várias alternativas de vídeos e perfis dedicados a como se sair bem em provas e no Enem. Aproveite o celular e o computador para usar as redes sociais para estudar e aprender mais. Só tome cuidado para não se distrair e passar mais tempo vendo vídeos ou fotos e perdendo o objetivo principal de tirar uma boa nota no Enem.


Não desanime dos seus objetivos porque isso também pode tirar o seu foco. Cabeça erguida. Lembre-se sempre que o seu amanhã depende do que você faz agora. Dedique-se e estude, pois o resultado vem.  

Continue lendo