Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Descompasso com o mercado

Projeto da UEL avalia aspecto econômico da produção de café no Brasil

Redação Bonde com Agência UEL
24 nov 2021 às 15:35
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, sendo responsável por 30% da exportação mundial. A região Norte do Paraná, que já foi grande produtora da bebida no país, nos anos 1970, garante o sexto lugar para o estado, atrás de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Rondônia. Entretanto, apesar da grande quantidade, o café brasileiro é de pouca qualidade.


Quem faz a afirmação é o professor Carlos Eduardo Caldarelli, do Departamento de Economia, do Cesa (Centro de Estudos Sociais Aplicados) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), coordenador do projeto de pesquisa “Cadeia Produtiva, Mercado e Comercialização do Café no Brasil”. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Diversos estudos iniciados no projeto já foram publicados em revistas nacionais e internacionais sobre aspectos econômicos, como a eficiência da cadeia produtiva e comercialização do produto e aspectos bibliométricos, como a produção de conhecimento sobre o café no país.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


De acordo com o professor, desde 1990, período pós-desregulamentação do mercado do café, o país decidiu expandir a produção e ganhar em escalada com preço baixo, optando pela quantidade. Até então, o Brasil competia diretamente com a Colômbia, que organizou um modelo de produção de café de qualidade e, atualmente, destaca-se entre os cafés de elite no mundo. Se antes os países praticavam preços muito próximos, hoje, o café brasileiro é vendido pela metade do preço do colombiano.

Publicidade


No mercado mundial, o Brasil compete nos dias atuais com o Vietnã. O Brasil produz café arábica, usado para consumo filtrado. O Vietnã produz café robusta, utilizado para produção de café solúvel. “O nosso café não é de boa qualidade, sendo que comparativamente o nosso principal competidor produz outra qualidade de café”, explica Carlos Eduardo.


Descompasso com o mercado - De acordo com o professor da UEL, existe uma explicação para a baixa qualidade do produto. “Apesar de ser um grande produtor de café, o Brasil não pesquisa sobre o assunto, não estuda a cadeia”. Ele afirma que são feitas pesquisas sobre condição química, agronômica, mas pouco sobre o aspecto econômico da produção de café no mundo.

Publicidade


Esse descompasso, implica diretamente no país não conseguir se inserir em mercados de elite, no contexto global. “Falta produção de conhecimento”, reitera o coordenador. A identificação desse fato se deu nas pesquisas do pós-doutorado, feita na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em 2017. 

Publicidade


A provocação foi feita pelo pesquisador David Zilberman, que questionou Carlos Eduardo sobre o descompasso. A partir de então, os estudos se intensificaram para entender os pontos econômicos e a produção científica sobre o produto.


Café gourmet – Uma das questões atuais levantadas pelo projeto é a produção de cafés especiais ou gourmets, que são considerados de alta qualidade, realizada em algumas regiões do país. Segundo Caldarelli, é um mercado que se desenvolve e surge como alternativa de diferenciação para os pequenos produtores, com vistas a maior rentabilidade e competitividade.

Publicidade


Para fase posterior do projeto, será avaliada também a percepção do cliente em relação a estes novos produtos e a avaliação do quanto se pagaria a mais pelo consumo de um produto com maior qualidade. 


Projeto – Com início em 2018 e previsão de término em 2023, o projeto de pesquisa “Cadeia Produtiva, Mercado e Comercialização do Café no Brasil” tem financiamento da Fundação Araucária. Além de características de pesquisa, o coordenador, Carlos Eduardo Caldarelli, também afirma que há envolvimento do ensino, pela conexão com a disciplina de Economia Rural, ministrada no curso de Ciências Econômicas.


O projeto tem participação de estudantes de graduação, pós-graduação, das professoras Katy Maia e Marcia Regina Gabardo, do Departamento de Economia, e ainda do pesquisador David Zilberman, da Universidade da Califórnia.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade