Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Covid-19

Servidores estaduais e comunidade Unespar participam de mutirão de testes

Redação Bonde com AEN
06 mai 2021 às 14:44
- Seti
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisadores da UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizaram um mutirão de testes de Covid-19 em servidores públicos do Estado que atuam no Palácio das Araucárias, em Curitiba, e na comunidade acadêmica da Unespar (Universidade Estadual do Paraná). Ao todo, foram 188 exames em pessoas assintomáticas.


A coleta aconteceu terça-feira (3). Uma nova rodada de testes está programada para daqui 15 dias. A ação faz parte de um projeto da UFPR, que conta com financiamento do Governo do Estado e que tem o objetivo de ampliar a capacidade de testagem do novo coronavírus como estratégia de combate e controle da pandemia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O exame aplicado é do tipo RT–PCR, que analisa o material genético do vírus, mas, ao invés do processo ser invasivo como acontece com o swab, ele utiliza uma amostra de saliva coletada no local.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Saiba mais

Embratur terá 80 vagas em primeiro concurso após virar agência

Imagem de destaque
Conhecimento e diversão

Estudantes de Londrina e região marcam presença no Parque de Exposições

Imagem de destaque
Cerca de 80%

Concurso Nacional Unificado: maioria dos inscritos têm entre 20 e 44 anos


A professora do Departamento de Genética da UFPR, Jaqueline Carvalho de Oliveira destacou a importância da iniciativa. "Tivemos uma participação inicial dos servidores estaduais, mas nosso objetivo é aumentar ainda mais a adesão para que possamos identificar a fase pré-sintomática da doença e evitar a transmissão do vírus”, disse.


Na Unespar, a segunda rodada de testes foi aplicada em agentes universitários, professores, estagiários, estudantes e profissionais terceirizados, bem como em familiares de 1º grau co-habitantes nas cidades de Curitiba e Paranaguá.

Investimento – Serão investidos no projeto R$ 1,4 milhão, viabilizados pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para a aquisição de equipamentos e melhoria de laboratórios de diferentes universidades do Estado do Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade