Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Avaliação

'Tema da redação do Enem é recorrente nas mídias sociais', diz professora de Londrina

Vítor Ogawa - Grupo Folha de Londrina
13 nov 2022 às 16:47

Compartilhar notícia

- Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 é  "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". A redação integra o primeiro dia de prova, realizada neste domingo (13). A professora de oficina de redação do Colégio Marista de Londrina, Lais Marina Souza Sorace, afirmou que os professores da áreas de linguagem e professores de ciências humanas ficaram contentes e satisfeitos com o tema proposto.


"É um tema que surpreende por ter passado na aprovação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira),  porque abre precedente para falar de algumas inconsistências do governo atual, porém acredito que o tema tenha caráter universal com os quais as escolas trabalharam", afirmou. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com ela, os alunos, de maneira geral, devem ter gostado, porque é um tema recorrente em todas as mídias sociais.  "Lendo a frase tema, ela é bastante abrangente. Ao ler o eixo do Ministério da Cidadania o que eles definem como sendo povos tradicionais brasileiros, acredito que vá para as prerrogativas de que são as comunidades quilombolas e os povos indígenas e quais os desafios para a valorização desse povo", observou. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova lei

Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus


Segundo ela, é possível desenvolver o tema usando filmes (como Medida Provisória) ou letras de música. "Dá para trabalhar em torno da questão do preconceito contra esses povos e a falta de conhecimento dessas comunidades como sendo responsáveis pela identidade original do brasileiro. Até a Semana de Arte Moderna de 1922 dá para usar como repertório", acrescentou. 

Publicidade


Cuidados


Sorace explicou que, embora o tema abra precedente para bastante repertório, o perigo é ir muito para a parte de preconceito racial e ficar arraigado nessas questões. "Ou, o que sempre falo para os alunos, é que todo tema com eixo social como esse abre precedente para as pessoas falarem mal do governo e isso é uma cilada. A pessoa que culpabiliza, só fala mal não argumentou. Se não prestar atenção nisso, ao ver que o tema trabalha com a sociedade e não com a máquina pública, corre o risco de tangenciar o tema."

Publicidade


Os participantes foram solicitados a redigir um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas. A nota máxima da redação é mil pontos, por isso a avaliação escrita possui peso considerável na nota final do estudante, podendo alavancar as chances de ingressar no ensino superior e no curso almejado. 


O Inep cobra cinco competências na redação do Enem: domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreender o tema e não fugir do que é proposto; selecionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e respeito aos direitos humanos.


O Enem possibilita o ingresso no ensino superior em instituições públicas e privadas, por meio dos programas: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).


Mais de 3 milhões de pessoas se inscreveram no Enem deste ano. Neste domingo, além da redação, são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os participantes têm cinco horas e trinta minutos para realizar o exame. (Com Agência Brasil)

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo