Pesquisar

Canais

Serviços

- Agência UEL
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Capacitação gratuita e online!

UEL e Paraná Esporte abordarão temas do Paradesporto em formação para treinadores

Redação Bonde com Agência UEL
11 mai 2021 às 15:12
Continua depois da publicidade

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) e o Paraná Esporte vão oferecer em julho o terceiro módulo da formação de treinadores, que integra o PAS (Programa de Atendimento à Sociedade), da Proex (Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade) da UEL, em parceria com o Departamento de Ciências do Esporte, do Cefe (Centro de Educação Física e Esporte). Totalmente gratuita, a formação será nos dias 3, 10, 17 e 24 de julho, no formato online, das 9h às 12h, e abordará temáticas referentes ao paradesporto.

Continua depois da publicidade


"A ideia do módulo é fazer exatamente esse atendimento do paradesporto. Desde estratégias que tenham a característica de intervenção no esporte com deficiência sensorial, deficiência motora e intelectual, processo de avaliação de atletas, e a classificação funcional. Entendemos que este será um módulo importante para os treinadores”, destacou o professor Hélcio Rossi Gonçalves, do Departamento de Ciências do Esporte, que coordena a iniciativa.

Continua depois da publicidade


Deficiência – O terceiro módulo será aberto pela professora Marcia Greguol, também do Departamento de Ciências do Esporte, que falará sobre os aspectos conceituais da deficiência e da prática esportiva para a pessoa com deficiência sensorial (visual e auditiva). Marcia Greguol é doutora e mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela USP (Universidade de São Paulo), e tem pós-doutorado em Atividade Física Adaptada pela Universidade de Padova, na Itália.


"Eu fiquei muito feliz pelo convite porque foi um cuidado muito grande que o professor Hélcio teve de incluir um módulo relacionado às pessoas com deficiência, o que mostra a preocupação em ter um olhar voltado para uma população que corresponde a uma parcela significativa. Afinal, temos em média no Brasil de 15 a 20 por cento da população com algum tipo de deficiência. É um número de pessoas muito expressivo”, afirmou a professora Marcia Greguol.

Continua depois da publicidade


Dividido em quatro cursos, o módulo tem como objetivo proporcionar formação continuada, além de atualizar os conhecimentos dos profissionais que atuam no âmbito esportivo, sejam graduandos, professores ou treinadores.


Inscrições – O conteúdo será transmitido ao vivo pelo canal do Curso de Formação. As inscrições podem ser efetivadas a partir de junho via ficha cadastral disponível: AQUI.


Confira abaixo a programação completa do terceiro módulo:


3 de julho – "Aspectos conceituais da deficiência. Deficiências sensoriais: conceito, características e implicações para a prática esportiva” – professora Marcia Greguol (UEL).


10 de julho – "Estratégias para intervenção no esporte – deficiência motora e intelectual” – Professora Bruna Seron (Universidade Federal de Santa Catarina).


17 de julho – "Medias e Avaliação em Educação Física e esporte Adaptado”. Testes motores e adaptações. Método KTK”. Professor José Irineu Gorla (Universidade Estadual de Campinas).

24 de julho – "Classificação Funcional Paradesportiva”. Professor Claudio Diehl Nogueira (Universidade Castelo Branco – RJ).


Continue lendo