Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução/Facebook
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Mobilidade acadêmica!

UEL estabelece convênio internacional com a Florida Global University

Redação Bonde com Agência UEL
08 jul 2021 às 17:14
Continua depois da publicidade

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) oficializou nesta quinta-feira (8) um acordo de cooperação com a FGU (Florida Global University) para o desenvolvimento de mobilidade acadêmica, publicações científicas, projetos de pesquisa em rede e para a realização de eventos conjuntos como bancas e congressos internacionais. O convênio foi oficializado durante reunião virtual com a participação de representantes das duas Universidades.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


A FGU tem sede em Miami (EUA) e se aproximou da UEL por meio do Departamento de Filosofia – CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas) – a partir de atividades desenvolvidas com pesquisadores do Programa de Pós-Graduação, que mantém os cursos de Mestrado e Doutorado.

Continua depois da publicidade


O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, afirmou, durante a cerimônia, que o convênio entre as duas Universidades representa construir uma casa comum. Ele explicou que os acordos internacionais são implantados sempre a partir da disposição dos pesquisadores, que buscam a excelência dos trabalhos desenvolvidos com foco na internacionalização, um processo desafiador, mas fundamental para as Instituições de Ensino Superior se inserirem no mundo globalizado.


A professora Maria Cristina Müller, que integra a Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UEL, explicou que o programa oferece duas linhas de pesquisa (Conhecimento e Subjetividade e Ética e Filosofia Política). A FGU mantém o PCA (Politcs Center Academy) que tem realizado atividades conjuntas com pesquisadores do PPGFIL (Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UEL), sobretudo com os da linha de Ética e Filosofia Política.


Segundo Maria Cristina, nos últimos dois anos foram realizadas atividades científicas na FGU contando com a participação de pesquisadores da UEL. A partir deste trabalho conjunto a professora foi convidada a compor o Comité Acadêmico Honorário do Politcs Center Academy da FGU, empossado em dezembro de 2020. Para 2020 está prevista uma publicação em Revista Acadêmica da FGU, indexada, em língua espanhola, portuguesa e inglesa e a 11ª edição do Ciclo Hanna Arendt, uma iniciativa do PPGFIL da UEL, que terá a FGU como instituição parceira. O tema do evento será Mulheres na Filosofia.

Continua depois da publicidade


Um dos nomes confirmados para o ciclo é o da professora Alexandra Panzarelli, representante da FGU, também pesquisadora do Observatório Hannah Arendt/Caracas/Venezuela e do Center for Democracy and Citizenship Studies. A professora fará a palestra "Mulheres e Democracia”, no dia 22 de setembro, como parte da programação oficial do 11º Ciclo Hannah Arendt.


Diplomas estrangeiros - Outro objetivo do convênio oficializado nesta quinta é viabilizar a validação de diplomas estrangeiros, dentro das plataformas oficiais de ambos os países, permitindo que pesquisadores brasileiros possam exercer a atividade nos Estados Unidos e que professores de lá possam atuar em território brasileiro.

Participaram da cerimônia virtual o reitor da FGU, José Gerardo Guarisma Junior e o vice-reitor acadêmico da FGU, René Aguirre Brach. A UEL foi representada pelo reitor, Sérgio Carvalho, pela Diretora do CCH Professora Viviane Furtoso, pelo Assessor de Relações Internacionais, professor Fábio Pitta e pela professora Maria Cristina Müller, Coordenadora do Acordo Específico de Cooperação Científica e Tecnológica entre a UEL e a FGU.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade