Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pesquisa

UEL investiga os impactos da pandemia na educação

Pedro Marconi - Grupo Folha
27 jun 2022 às 09:19
- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O quanto a pandemia da Covid-19 impactou na educação brasileira? E no hábito de leitura das crianças a partir do que é fomentado na sala de aula? São esses e outros questionamentos relacionados ao tema que um grupo de pesquisa com representantes da UEL (Universidade Estadual de Londrina) tenta responder. Mais que isso, o objetivo é sugerir e agir para tentar reverter as perdas educacionais com os anos de ensino remoto em razão das medidas restritivas e de proteção. 


O projeto é um desdobramento de várias ações realizadas pelos grupos de pesquisas vinculados aos programas de pós-graduação em Educação da UEL e de outras cinco instituições estaduais e federais de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Alagoas e Maranhão. Aproximadamente 30 pesquisadores estão participando, entre docentes, alunos de mestrado e doutorado e egressos de iniciação científica. O grupo de pesquisa, em outro levantamento, constatou que o número de crianças de seis e sete anos que não sabem ler e escrever cresceu 66,3% entre 2019 e 2021. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“A pandemia implicou de forma significativa a educação, e os professores tiveram que reinventar a prática pedagógica. Antes, a maioria não tinha domínio da tecnologia, mas tiveram que praticar e tentar, de alguma forma, dar continuidade ao processo de aprendizagem. A maioria dos professores que já identificamos não tinha formação para trabalhar com tecnologia, os alunos não tinham acesso adequado, não tinham computador e nem espaço para participar da aula”, analisa a professora Adriana Regina de Jesus, da UEL, que coordena o projeto. 

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


O foco da apuração são os alunos da chamada “escola da infância”, que abrange as crianças de zero a dez anos. “Os alunos dos anos iniciais e educação infantil aprendem a partir da interação. O ensino remoto não foi interessante para o processo de aprendizagem e deixou claro para todos que a educação a distância não funciona com alunos da escola da infância. Pode funcionar com adultos e quem tem autonomia do processo formativo”, destaca. 


Leia mais na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade