A UEL (Universidade Estadual de Londrina) prorrogou por uma semana as inscrições para o vestibular 2025, que se encerrariam nesta segunda-feira (9). De acordo com a Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), em ato executivo publicado nesta data, o novo prazo é 16 de setembro.
Os candidatos devem ficar atentos para efetuar o pagamento da taxa pública de R$ 181,00 impreterivelmente até às 21 horas do prazo final.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
O vestibular está marcado para os dias 17 e 18 de novembro. A UEL oferta 3180 vagas em 53 cursos presenciais, considerando a reserva para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e para a Prova Paraná Mais.
Segundo a coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, a prorrogação atende solicitações de candidatos que pediram mais alguns dias para pagar a taxa. Ela acredita que o prazo maior poderá possibilitar maior volume de inscritos, considerando que, nos últimos dias, especialmente no final de semana, foi registrada grande procura por candidatos.
A expectativa da Cops é repetir ou até superar o volume de inscritos do último concurso, que teve cerca de 16 mil vestibulandos.
“Nos últimos anos, todas as Universidades e até cursos de Pós-graduação tiveram menor procura pelos jovens que estão buscando outras alternativas para a profissionalização, não necessariamente um curso superior”, destaca.
Conforme a professora, somado a este comportamento do estudante do Ensino Médio, o vestibular atual passou por alterações que, de alguma forma, altera a procura dos candidatos, como a inclusão da Prova Paraná Mais como alternativa de ingresso na UEL.
Provas
Em 2024, o concurso será em fase única, com dois dias de provas. No primeiro dia (17 de novembro), será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de múltipla escolha, incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.
No dia 18 de novembro, os candidatos farão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas questões indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. As disciplinas de cada curso podem ser consultadas no Manual do Candidato, disponibilizado no portal da Cops.
Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música será feita a Prova de Habilidades Específicas (PHE), no dia 29 de setembro. O cartão de identificação para a PHE será divulgado no próximo dia 24 de setembro.