Notícias

UEL, Unicentro, UEPG e Unioeste abrem inscrições para pós-graduação

25 jan 2022 às 11:42

A UEL (Universidade Estadual de Londrina), Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e a a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) estão ofertando novos programas de especialização para a .UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e a a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) estão ofertando vagas nos programas de especialização para a comunidade.


UEL 


Na UEL, são 34 cursos de pós-graduação lato sensu (especialização), em diversas áreas do conhecimento, com início em 2022. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site da Proppg (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) e custam R$ 81,00.


A seleção dos candidatos será conduzida pela Comissão Coordenadora ou Comissão Examinadora, de acordo com os critérios de cada curso de especialização. Os resultados serão divulgados na página da Proppg e de cada curso, assim como as informações para a efetivação da matrícula. Os candidatos devem observar as regras dos editais para garantir que atendem os requisitos necessários até a data da matrícula.


Os cursos de especialização em Design, por exemplo, estão com inscrições abertas até o dia 9 de fevereiro. 


Até esta data, os estudantes podem se inscrever nos cursos de Direção de Arte, Ergonomia e MBA em Gestão de Design por meio do site do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Arte).


Os cursos serão ofertados com aulas remotas e síncronas. Mais informações podem ser obtidas por meio dos e-mails dos professores coordenadores: rogerioghomes@uel.br (Direção de Arte), vanessa@uel.br (Ergonomia); e perfeto@uel.br (Gestão de Design).


Unicentro 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Unicentro (PPGF) está com inscrições abertas para novos estudantes no primeiro semestre de 2022. 


Estão sendo ofertadas 25 vagas no curso de mestrado e 18 vagas no doutorado.


O PPGF tem a área de concentração em Manejo Sustentável de Recursos Florestais, sendo as linhas de pesquisa e atuação Solos e Nutrição de Plantas, Geotecnologia Florestal, Ergonomia, Colheita e Logística Florestal, Manejo de Florestas Nativas e Plantadas, Melhoramento Florestal, Otimização Florestal, Patologia Florestal, Silvicultura Clonal e Viveiros Florestais, Silvicultura Urbana e Tecnologia de Produtos Florestais.


Até o momento, o programa já formou 160 mestres e 33 doutores. O PPGF tem por missão promover a formação para atuar na docência, na pesquisa ou como profissionais e empreendedores e contribuir para a produção e disseminação de conhecimento científico, tecnológico e de inovação para o desenvolvimento da região e do Brasil. 


As inscrições seguem abertas até o dia 21 de fevereiro. 


Para participar, o candidato deve seguir as instruções dos editais disponíveis no site do Programa e enviar toda a documentação necessária por e-mail (ppgf@irati.unicentro.br). 


Os candidatos terão sua proposta de projeto de pesquisa analisada, bem como passarão por classificação a partir da pontuação do currículo. Os concorrentes também deverão realizar uma prova escrita no dia 14 de março. Após essa data, serão feitas entrevistas com os inscritos.


UEPG


O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UEPG (PPGA-UEPG) está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado, com início das aulas no primeiro semestre deste ano. 


O PPG em Agronomia oferece o Mestrado e Doutorado desde 2003 e 2012, respectivamente. Com conceito máximo (nota 5), na avaliação da Capes, o Programa apresenta, em sua essência, a formação de pessoas qualificadas para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico em agronomia. 


O PPG apresenta duas áreas de concentração – Ciência do Solo e Recursos Ambientais; e Fitotecnia e Fitossanidade. 


O período de inscrições para os cursos segue aberto até 03 de fevereiro. Documentos necessários para inscrição e informações sobre as etapas do processo seletivo se encontram neste link.


A Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da UEPG (PPGECM-UEPG) também está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2022. As inscrições estão abertas até 04 de fevereiro (aqui).


O Programa tem o Desenvolvimento e Caracterização de Materiais como área de concentração, com três linhas de pesquisa – Processamento de Materiais; Caracterização de Materiais; e Degradação e Meio Ambiente. No total, são 14 docentes habilitados para orientação. O processo de seleção será desenvolvido em duas etapas – análise de inscrição e prova escrita, seguida de entrevista – sendo que só farão a segunda etapa os aprovados na primeira.


Unioeste


A Unioeste, campus Cascavel, está com inscrições abertas até o próximo dia 28 de janeiro para dois novos cursos de MBA: em Gestão Financeira e Gestão de Projetos. 


As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição e toda documentação encaminhada para os e-mails cascavel.mbafinancas@unioeste.br (MBA em Gestão Financeira) e cascavel.mbagestaodeprojetos@unioeste.br (MBA em Gestão de Projetos). 


Os editais estão disponíveis no site da Unioeste.


A universidade também está com inscrições abertas para as turmas de 2022 em 21 Programas de Pós-Graduação, tanto para o nível mestrado (M), quanto para o doutorado (D). Dos 38 Programas de Pós-Graduação da Unioeste, 12 já encerraram o período de inscrições e 3 ainda não lançaram seus editais: Matemática (M-Profissional), Zootecnia (M/D) e Filosofia (M/D).


Continue lendo