Notícias

Veja quais são os seis biomas brasileiros, alvo de discussão entre Ricardo Salles e Anitta

25 abr 2021 às 15:26

Na véspera da Cúpula do Clima, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, bateu boca com a cantora Anitta nas redes sociais e desafiou a cantora a nomear os seis biomas brasileiros. Depois da discussão, as pesquisas pela expressão "biomas brasileiros" explodiram no Google.


Bioma é um conjunto de espécies de plantas e animais que vivem em determinada região. Cada um deles tem fauna e flora específicas que são definidas pelas condições físicas, climáticas e geográficas.


Em 2019, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou um mapa com as representações dos seis grandes biomas. O trabalho foi feito após aprimoração de processos de investigação que identificou indícios da vegetação original.


O Brasil tem seis biomas: Amazônia, caatinga, cerrado, mata atlântica, pampa e Pantanal.


O bioma de maior extensão é a Amazônia, que ocupa 49,5% do território, localizado nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Amapá e Roraima. É também o bioma que abrange a maior reserva de diversidade biológica, com mais de 30 mil espécies de plantas e 2 milhões de animais.


O cerrado é o único bioma que alcança as cinco regiões brasileiras, mas se concentra principalmente no Centro-Oeste. Ele é caracterizado pelo clima tropical sazonal, com invernos secos e verões chuvosos. Abriga mais de 11 mil espécies nativas já catalogadas.


A mata atlântica é o bioma que se espalha por mais estados brasileiros: 15 no total. Por estar localizado principalmente na região litorânea, onde vive grande parte da população, é um dos mais degradados. Ainda assim, o bioma tem mais de 1.300 espécies de animais e 20 mil de plantas.


Já o pampa é encontrado apenas no Rio Grande do Sul. O bioma é caracterizado pelo clima temperado, com as quatro estações do ano bem definidas. Estima-se que a flora dos pampas tenha cerca de 3.000 espécies de plantas, entre as mais encontradas estão as araucárias, palmeira anã e capim-forquilha.


O Pantanal é o menor bioma brasileiro; ocupa 1,8% do território. Caracterizado pela alternância de períodos de muita chuva e seca, abriga mais de mil espécies de borboletas, 650 de aves, 260 peixes e 90 répteis. Entre eles, se destacam os tucanos, capivaras, carcarás, jacarés-do-papo-amarelo e as sucuris.

Os estados com maior diversidade de biomas são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais, cada um com três.


Continue lendo