Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em regime especial

Reitoria da UEL solicita contratação temporária de 887 servidores

Redação Bonde com Agência UEL
30 ago 2021 às 16:34
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Administração da UEL (Universidade Estadual de Londrina) reforçou em agosto solicitações de reposição de pessoal para as áreas de ensino, administrativa e para o Hospital Universitário junto à Seti (Superintendência Geral de Ensino, Superior, Ciência e Tecnologia), como parte de um acordo estabelecido entre os reitores das sete Universidades Estaduais e a Seap (Secretaria de Administração e Previdência). Os pedidos foram encaminhados em meados de agosto e requerem Cres (contratação em regime especial) de 382 Agentes Universitários, sendo 248 de Nível Superior e 134 de nível médio, para repor o quadro de pessoal que atua no Campus Universitário. Outro documento reivindica outros 505 servidores temporários para suprir a demanda exclusiva do HU, considerado referência regional em várias especialidades, o segundo maior hospital público do estado.


Nos documentos que solicitam a reposição do quadro de carreira via Cres o reitor anexou pareceres assinados pela Procuradoria Jurídica e pela Proplan (Pró-reitoria de Planejamento) justificando a reposição a partir da Legislação vigente. Entre os documentos acrescentados estão uma planilha descritiva das funções/vagas, com respectivos custos (impacto financeiro), Declaração de Adequação Orçamentária e dois pareceres, sendo um Orçamentário e Financeiro, expedido pelo Grupo Orçamentário setorial da Proplan e outro Jurídico, abordando a legalidade da solicitação e da despesa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com os documentos, a reposição destas vagas não ocorre desde 2014. O não preenchimento delas coloca em risco a atividade acadêmica e vários serviços prestados pela Universidade, em forma de Ensino, Pesquisa e Extensão com impactos diretos na sociedade. O reitor Sérgio Carvalho justifica a necessidade de contratação temporária, dado ao fato de que a realização de concurso público para repor o quadro com pessoal efetivo demandaria um prazo grande considerando as várias etapas do processo, desde publicação de edital, seleção, avaliações finais até a nomeação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo

Imagem de destaque
Parentes

Bonobos, os 'macacos hippies', podem ser menos mansos do que se pensava

Imagem de destaque
Curiosidades

Com Jonas Brothers no Brasil, veja 8 lições de inglês nas letras da banda

Imagem de destaque
ExpoLondrina 2024

Parque de Exposições se torna campo de estudos para alunos da rede municipal de Londrina


Dessa forma a Reitoria reforça a necessidade de contratação temporária emergencial, até que ocorra a autorização para novo concurso. O documento detalha ainda a necessidade de várias funções, elencando as atividades desenvolvidas por cada profissional, contextualizando atribuições e a importância do trabalho para o atendimento ao público.

Publicidade


Hospital Universitário - Outro documento, enviado no mesmo dia, solicita contratação temporária e emergencial de 505 servidores para suprir o HU (Hospital Universitário), considerado referência no atendimento público 100% SUS, no âmbito da 17ª Regional de Saúde, abrangendo mais de 20 municípios do norte do estado. De acordo com o documento, seria necessário repor emergencialmente 395 cargos de Nível Médio e 110 de Nível Superior.


De maneira semelhante ao ofício que solicita reposição do quadro dos servidores do Campus, a Administração da UEL sustenta a necessidade de realizar Cres (contratação em regime especial), considerando interesse público excepcional. O documento sustenta que o Hospital é uma unidade que atua 24 horas e se encontra com sua capacidade operacional no limite. De acordo com o documento, da mesma forma que os demais setores da UEL, no HU também não houve concurso para reposição de vagas de servidores desde 2014.


A Administração anexa um quadro demonstrando as funções necessárias, entre elas as de médico, fisioterapeuta, cirurgião dentista, fonoaudiólogo, farmacêutico, enfermeiro, além de técnicos administrativos, de laboratório e em radiologia.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade