Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Do Dr. Agajan Der Bedrossian

Biblioteca Pública de Londrina recebe doação de acervo com dois mil livros

Redação Bonde com N.Com
21 dez 2024 às 16:30

Compartilhar notícia

Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Biblioteca Pública Municipal de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413, Centro) recebeu, nesta sexta-feira (20), a doação de um acervo de aproximadamente dois mil livros do médico Agajan Der Bedrossian. 


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A cerimônia de entrega dos livros contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati, que fez questão de  ressaltar que a doação tem um significado especial por causa da ligação de Bedrossian com a história de Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Penúltima noite

Ana Castela e Murilo Huff se apresentam neste sábado na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Programe-se!

São Paulo tenta passo importante na Libertadores; veja destaques da TV

Imagem de destaque
Lenocínio

Quem é a DJ Beka Episcopo, presa em Portugal sob suspeita de envolvimento com prostituição

Imagem de destaque
Relembre

Lembre outras influenciadoras da ficção, além de Maria de Fátima de 'Vale Tudo'


Publicidade

“O doutor Agajan foi secretário municipal de Saúde por 16 anos, então ele participou de toda essa construção da saúde pública de Londrina, que é modelo para o Brasil. A ideia dele de fazer a doação, de uma forma muito abnegada, vai enriquecer grandemente a nossa Biblioteca Municipal. E pode servir de exemplo para muitas outras pessoas que ainda não pensaram nisso, mas também têm em casa um acervo importante e poderiam doar para a cidade”, salientou o prefeito.


Com uma coleção que remonta a 50 anos de história do médico, o acervo possui livros sobre assuntos variados. Há entre eles exemplares de todos os tipos de literatura, abordando desde temas mais técnicos a conteúdos históricos, e passando por romances, aventuras e clássicos da literatura universal.

Publicidade



Acompanhado da família, Bedrossian explicou que poder entregar à Biblioteca Municipal o seu acervo, cultivado com tanto carinho, traz para ele um forte sentimento de gratidão. 


“É com emoção que a gente está vivendo esse momento ímpar em que você abraça a todos. Na biblioteca, através dos livros, você vê o que acontece em todo o mundo, em todas as situações e em todo o tempo. Isso ajuda a ampliar este horizonte de ideias e experiências de tantas pessoas, jovens, adultos e idosos, que usam este espaço. É muito gratificante”, descreveu Bedrossian.

Publicidade


O recebimento do acervo vai ser feito em etapas devido ao grande número de livros doados. Os lotes precisam passar por triagem e cadastramento. A coordenadora de Formação e Desenvolvimento do acervo da Biblioteca Pública, Zoraide Gasparini, explicou que esse processo tem diversas etapas, até que os livros possam ser disponibilizados definitivamente à população.


A cerimônia de entrega oficial dos livros contou ainda com a presença da secretária municipal de Cultura, Maria de Fátima Beraldo; da diretora de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Solange Batigliana, e de familiares do médico.

Publicidade


Imagem
Compositor londrinense lança 'Aura', álbum totalmente autoral
Combinando técnica, improvisação e sentimento, o violonista e compositor André Siqueira lança “Aura”, seu oitavo álbum e primeiro inteiramente autoral, nesta sexta-feira (20).


HISTÓRIA DA SAÚDE EM LONDRINA SE MISTURA COM HISTÓRIA DE AGAJAN 


Publicidade

Vindo de Ribeirão Preto, Bedrossian chegou em solo pé-vermelho em 1967, na época em que veio cursar Medicina na UEL (Universidade Estadual de Londrina). Clínico geral e sanitarista, com especialização em Administração Hospitalar, ele possui uma vasta trajetória na gestão pública da cidade. 


Foi quatro vezes secretário municipal de Saúde de Londrina e também ocupou quatro vezes a cadeira de presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Publicidade


Participou ativamente da idealização e construção das primeiras UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Londrina, sistema que foi a base da criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Também esteve envolvido na implantação do primeiro Posto de Saúde 24 horas do município, no jardim Leonor. 


Teve participação, ainda, na criação da Maternidade Municipal e do PAI (Pronto de Atendimento Infantil). Ajudou a criar o TEC (Transporte Emergencial), precursor do Samu (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência), entre diversas outras ações. 


Imagem
UEL e Grupo Folha de Londrina promovem a segunda edição do VestibaFest no Calçadão
A partir das 12h, os candidatos vão descobrir se foram aprovados na 1ª convocação do Vestibular UEL 2025.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo