Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta de fraude

Faculdade confirma que ex-BBB Matteus Amaral burlou sistema de cotas ao se declarar preto

Folhapress
14 jun 2024 às 15:24
- Divulgação/TV Globo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ex-BBB 24 e hoje influenciador digital Matteus Amaral burlou o sistema de cotas do IFFar (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha). A confirmação foi enviada à reportagem pela própria instituição.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Vitiligo

Kim Kardashian revela que um dos filhos com Kanye West tem doença de Michael Jackson

Imagem de destaque
Veja vídeo no X

Ator de 'Turma da Mônica' chora e diz estar tomando antidepressivos após polêmica com fetiche

Imagem de destaque
Após cinco dias

Silvio Santos recebe alta do hospital em São Paulo após internação com H1N1

Imagem de destaque
Confira vídeo:

Lamine Yamal viraliza na web ao vestir camisa de Neymar na época do Santos

Segundo a universidade, em 2014 o estudante Matteus Amaral Vargas ingressou no curso de bacharelado em Engenharia Agrícola oferecido em conjunto com a Unipampa. A inscrição dele foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos. Essas informações constam no Edital no 046/2014, que é público e traz o resultado da seleção desse curso naquele ano.

Publicidade


"É importantíssimo ficar claro que, naquela época, conforme a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato. Assim como em outras instituições federais de ensino, não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato", diz o IFFar.


Como não havia nenhum mecanismo específico de verificação de fraudes, era preciso que houvesse alguma denúncia para que a universidade tomasse conhecimento do caso, instaurasse um processo administrativo e punisse o aluno caso fosse necessário. Mas nenhuma denúncia foi feita na época.

Publicidade


A instituição afirma que a política nacional de cotas foi sendo aperfeiçoada com o tempo, e que hoje, um dos mecanismos implantados é a heteroidentificação, adotada pelo IFFar desde as seleções realizadas em 2022 para ingresso em 2023.


"Atualmente, cada campus do IFFar possui uma comissão composta por três pessoas titulares e duas suplentes que atua em todos os processos de seleção dos estudantes", diz outro trecho da nota.

Publicidade


Procurado, o ex-BBB não se pronunciou até a publicação deste texto. Porém, na última quinta (13), em meio a acusações de que teria se declarado negro para obter uma vaga, ele acabou publicando sem querer um vídeo em que sua mãe aparecia ao fundo comentando o caso.


Nos stories, que foi apagado em seguida, Matteus posava com um filhote de ovelha enquanto sua mãe dizia, ao fundo: "Já ouvi dizer que isso aí não dá nada, se eu me declarei negra, sou negra". O vídeo foi recuperado por internautas e publicado no X.


Um documento de 2014 disponível no site do Instituto Federal Farroupilha, um estudante de nome Matteus Amaral Vargas, o mesmo do ex-BBB, aparece matriculado no curso de Engenharia Agrícola em Alegrete. No documento, o estudante se declara como "preto".


As informações sobre o curso, a data e a instituição batem com os relatos do próprio Matteus, que diz ter trancado a faculdade no quinto semestre.


Imagem
Suspeito de ter iniciado incêndio no pátio de veículos da Polícia Civil em Londrina é identificado
A PCPR (Polícia Civil do Paraná) afirmou já ter identificado o suspeito de ter iniciado o incêndio que atingiu o pátio de veículos da corporação, que fica localizado na rua Luís Pasteur, na Zona Oeste de Londrina.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade