Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja o teaser!

'Juventude em Brasa' narra a trajetória das bandas de rock de Londrina na década de 1960

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 dez 2017 às 18:28
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Juventude em Brasa", o primeiro curta-metragem da série "Acordes Encarnados", trata da geração de bandas de rock da década de 1960 em Londrina. O curta será exibido no próximo sábado (16), na sala de eventos do Cedro Hotel, que fica na Avenida JK, 200, das 19h às 23h.

Além das exibições, a partir das 17h, o público poderá curtir a discotecagem especial sixties em vinil de Rods Amadeu e conferir os LPs dos expositores da Londrinil e Clube do Vinil de Maringá. A entrada custa R$ 5 ou 1 kg de alimento não perecível.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



O curta-metragem

Leia mais:

Imagem de destaque
Com Bruna Marquezine

'Besouro Azul' destrona 'Barbie' e fatura alto em bilheteria no mundo

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Das estrelas ao fundo do mar: confira as estreias nas telonas neste mês de maio

Imagem de destaque
Estreia em julho

Margot Robbie achou que a produção do filme 'Barbie' nunca seria autorizada

Imagem de destaque
Veja os filmes em cartaz

Dirigido por Michael B. Jordan, Creed III estreia nos cinemas; confira a programação


O "Juventude em Brasa" foi produzido em 2017 pela 15 Frames e entitulado com o nome do antológico programa de rádio apresentado por Célio Alves de Lima. O documentário foi dirigido pelo jornalista Teixeira Quintiliano retrata como o rock chegou a Londrina na década de 1960. Dos pioneiros radialistas e DJs ao surgimento das bandas, o curta investiga a evolução do gênero na cidade, aborda aspectos comportamentais, traços característicos da época e a produção musical da geração pioneira.

Publicidade


A faísca dessa explosão cultural foi o programa "Festival de Rock", apresentado por Jurandir Panza, em 1961. A partir deste, surgiram outros apresentadores e programas, que tocavam músicas da Jovem Guarda e de astros internacionais do rock, como Célio Alves de Lima (considerado o mais influente), Álvaro Dias, Valduir Pagani, José Makiolke, Luciano Musetti e Antenor Ribeiro. Esses radialistas fizerama cabeça dos adolescentes londrinenses, que nos bastidores dos auditórios das emissoras formaram as primeiras bandas.


Em 1966, o agitador cultural Oswaldo Diniz cruou o programa "Ala Jovem" na TV Coroados e abriu espaço para os "conjuntos" de rock se apresentaram ao vivo. Nomes como "Os Inajás", "Brights", "Tigers", "Rebels", "Black Diamonds", Falcões", "Magnatas", "Peckers", "The Pipers", "Os Gêmeos", "Juniors", "Londrinos", "Pops", "Batstones", "Flintstones", "Regina Célia", "Edna Rossi", "Nilsa Catai" e "Ruy Rosário" passaram a animar as tardes de sábado na televisão local e se tornaram as atrações dos bailes nos clubes da cidade.

Publicidade


Veja o teaser!


A série


"Acordes Encarnados" é uma série de curtas-metragens totalmente dedicada à história do rock de Londrina dirigida pelo jornalista Teixeira Quintiliano e produzida pela produtora 15 Frames. A concepção do projeto surgiu a partir de duas obras fundamentais para conhecer as expressões musicais que embalaram a cidade: os livros "Ala Jovem - retratos de um movimento", de Ricardo Abe, e "Na Boca do Bode - entidades musicais em trânsito", de Fabio Henriques Giorgio.

Dividida em cinco curtas, de acordo com as respectivas gerações de 1960, 70, 80, 90 e 2000. A série explora em caráter documental o contexto de produção, as características, os fatos e curiosidades relacionadas às principais bandas, músicos e personagens do gênero no interior do Norte do Paraná. Os curtas-metragens da série serão exibidos em festivais, salas de cinema, centros culturais e espaços dedicados ao entretenimento em todo o Brasil a partir de dezembro de 2017 e, posteriormente, serão disponibilizados on-line para museus, bibliotecas e vilas culturais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade