Reformado pelo sistema Fecomércio-Sesc-Senac do Paraná, o antigo "Cadeião", localizado no cruzamento entre as ruas Sergipe e Brasil, será reinaugurado como centro cultural na próxima quarta-feira (10), quando Londrina comemora 80 anos.
Remanescente da década de 1940, o prédio ficou fechado por mais de 20 anos, período em que diversas ocupações foram propostas para ele. Em 2011, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac assinou com a Prefeitura de Londrina a cessão do imóvel por 20 anos, com possível renovação por igual período, para sua utilização como espaço cultural.
Foram necessários 17 meses para realizar a restauração do prédio, demolições e construção de novos espaços. Algumas celas e paredes foram preservadas em seu estado original, para que as novas gerações conheçam a antiga realidade do presídio e tenham uma amostra da rotina trágica e desumana a qual eram submetidos diariamente os presos.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
O Sesc Cadeião Cultural abrigará aulas de diversas áreas artísticas, como dança, música e cinema e um espaço para exposições. Um teatro foi incorporado às atrações que serão oferecidas ao público.
Espaços
Espaço memória: duas celas históricas que preservam integralmente a estética original da época carcerária.
Sala de Espetáculo: concebida de acordo com modernos espaços contemporâneos, a sala de espetáculos se adapta às mais diversas estéticas e necessidades dos espetáculos.
CineSesc: o cinema fará parte da programação sistemática em sessões realizadas na Sala de Espetáculo, permitindo ao comerciário acesso à produção cinematográfica nacional e estrangeira.
Galeria de arte: espaço dedicado às artes visuais, com obras diversas e exposições são acompanhadas de ações educativas, para escolas, comerciários e para o público em geral.
Atelier de arte: em diálogo com a galeria o atelier é um espaço para as atividades de arte-educação, desenvolvimento de cursos e pesquisas de artes visuais.
Sala de leitura: o cliente Sesc terá à disposição, para consulta local e empréstimo, um diversificado e qualificado acervo de arte e cultura, com aproximadamente três mil títulos, além de textos em dramaturgia e um banco de partituras.
Salas para oficinas e cursos: Espaços dedicados a arte-educação de crianças e adultos nas múltiplas linguagens artísticas.
Sala de ensaio: Espaço privilegiado para a realização de ensaios artísticos e sala de formação para a realização de cursos e workshops.
Espaço Conexão: ambiente que visa incentivar o uso sustentável e consciente de novas tecnologias, com atividades como internet livre, oficinas dinâmicas e curso de introdução à informática.
Café Cultural: Café Cultural: Com excelência em atendimento, o Café-escola Senac é um ambiente cercado de cultura e também voltado à educação profissional de alta qualidade. É a homenagem do Senac aos que desbravaram a região e transformaram Londrina na Capital Mundial do Café. Os cafés-escola do Senac funcionam também nas cidades de Curitiba e Matinhos.