O corpo da atriz Maria Della Costa, que morreu no sábado, 24, aos 89 anos, será levado na tarde deste domingo, 25, do Teatro Municipal do Rio, onde está sendo velado desde as 9 horas, para a Câmara de Vereadores de Paraty, cidade do Sul Fluminense em que ela viveu por cerca de 40 anos. O enterro, na manhã de segunda, 26, será no cemitério municipal da cidade, junto ao túmulo de sua mãe.
O velório no Municipal atraiu cerca de 30 pessoas, a maior parte, ligada ao meio teatral. Os atores Nathalia Timberg, Edwin Luisi, Ney Latorraca e Aracy Cardoso lembraram das qualidades de Maria não só como atriz, mas também como empreendedora, por ter criado uma companhia teatral e fundado um teatro, e descobridora de talentos -alçou Fernanda Montenegro e Sergio Britto ao estrelato e trouxe da Itália o lendário encenador Gianni Rato.
"Ela não era descartável, é eterna, não será esquecida. Queria ver isso aqui lotado. Maria era uma criança, de uma simplicidade moderna", disse Latorraca.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
"Foi uma operária abençoada do teatro. Tinha luz própria e abriu caminhos, com muita força e dignidade", elogiou Nathalia.
Em 2009, o diretor Wladimir Castro filmou o último trabalho de Maria, uma adaptação de um conto de Arnaldo Jabor, que está finalizando e em breve pretende lançar. Outro projeto é um documentário sobre Maria, com cenas que sobraram das filmagens.