Com o tema "Mais de Mil Palhaços no Salão", o Carnaval na Praça de Londrina homenageia Ricardo Queirolo, o palhaço Picolino, ícone da cultura londrinense, e os muitos palhaços que garantem a alegria da meninada durante o ano todo. A proposta é oferecer às crianças e à comunidade uma festa inspirada no carnaval de rua e nas tradições carnavalescas dos blocos e marchinhas, incentivando a ação coletiva, ocupando espaços públicos, resgatando memórias e oportunizando uma vivência carnavalesca prazerosa e saudável.
A festa será realizada no dia 10 de fevereiro na Vila Industrial, na quadra coberta da Rua Blaise Pascoal, em frente à Escola Municipal João XXIII, e no dia 12 de fevereiro no Conjunto João Paz, na quadra coberta do Centro Comunitário, na Rua Francisco Marques de Oliveira.
Excepcionalmente este ano, devido ao contingenciamento das verbas do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), patrocinador do evento, as festas no Jardim São Francisco e na Vila Ricardo não serão realizadas. Os locais foram escolhidos em função das quadras cobertas, para se evitar cancelamentos em caso de chuva.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
Fábrica de Carnaval
O grupo responsável pela criação das fantasias e adereços, coordenado pelo carnavalesco Alex Lima, já está trabalhando na "Fábrica de Carnaval", que fica no Instituto Cidadania. Lá estão sendo confeccionados o bonecão do Palhaço Queirolo, nos moldes dos bonecos do carnaval pernambucano, as "burrinhas", a cobra grande e demais adereços para a festa. O material utilizado nas festas dos anos anteriores está sendo reformado. Cerca de 70% do material utilizado é reciclável. A comunidade interessada em participar da preparação do carnaval é muito bem vinda. As pessoas podem não só ajudar, como receber auxílio na confecção de suas próprias fantasias.
Para criar esta vivência carnavalesca prazerosa e saudável, Fernando Brito de Góes reuniu uma equipe de artistas e brincantes. Além de Alex Lima e equipe de apoio, responsáveis pela decoração e adereços, a Áudio Sonora, sob o comando de Angelo Galbiati, será responsável pela música, e os palhaços de Londrina - Mereceu, Lambreta, Arnica, Geléia, Xupetim, Pepito, Ritalino, Coisafina e Pouca Sombra – garantem a alegria da festa junto com os brincantes Edna Aguiar, Mauren Picelli de Godoy, Dodô Bertone, Meire Valin, Ana Góes, Daniela Fioruci, Patrícia Mendes Cavalcante e Miguel
Arruda.
Os brincantes são profissionais familiarizados com a linguagem das manifestações culturais e com oficinas de arte-educação. No carnaval eles participam da criação dos adereços e no dia da festa auxiliam na montagem, colaboram com a maquiagem e trajes do público e são responsáveis pelas
brincadeiras nos intervalos, além de conduzir o cortejo final, com o cuidado especial de garantir o bem-estar e a inclusão de todos os participantes.
Marchinha
A marchinha "Palhaços de Londrina" foi criada para a folia deste ano. A letra é de Fernando Brito de Góes e a música, de Fernando Góes e Miguel Arruda. A letra está no boxe abaixo. Quem quiser ouvir a música ou acompanhar as informações sobre o Carnaval na Praça, assim como ver fotos e
notícias dos anos anteriores, pode acessar na página do Facebook criada para o evento.
Confira a letra da marchinha 'Palhaços de Londrina':
Em Londrina tem palhaço esquisito
Em Londrina tem palhaço que é doutor
Em Londrina tem palhaço
Quer saber o que eu acho
Em Londrina tem palhço sim sinhô!
Tem Arnica, Malagueta e Mereceu
Tem Lambreta, Xupetim, Maria Flô
Tem Geléia, Zé Frouxinho
Pouca Sombra e Pepito
Ritalino e o Mestre Picolino
Palhaço em Londrina
Tem do jeito que quisé
De calça e de saia
Da cabeça até o pé
Palhaço em Londrina
Já me disse o Coisa Fina
Rouba homem e também rouba mulher