A Secretaria de Estado da Cultura lança na próxima quinta-feira (29) a edição número 1 da Revista Helena, na Biblioteca Municipal de Londrina, às 19h30, em evento com a presença do governador do Estado, Beto Richa. A edição contará a história da colonização, cultura e formação da Região Norte do Paraná.
Segundo a coordenadora de Comunicação da Secretaria de Cultura, Thaísa Sade, a publicação foi lançada em maio, em Curitiba, com a edição especial batizada de "número zero", que abordou o conceito da revista, distribuída em todo o Paraná e outros Estados.
Ela lembrou que é uma tradição paranaense publicações com nomes próprios e que a homenageada, desta vez, foi a poeta Helena Kolody, além da civilização helênica, berço da produção cultural do ocidente. A Grécia Antiga e Helena Kolody foram os principais destaques da primeira edição.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
A coordenadora de Comunicação explicou que a publicação trimestral é feita por colaboradores, jornalistas e fotógrafos convidados para cada edição, dependendo do tema que será abordado pela revista.
O conselho editorial também segue a mesma regra e na edição, que será lançada em Londrina, será formado pelo escritor Domingos Pellegrini, pelo jornalista Nilson Monteiro e pelo pesquisador Miguel Fernando. Ao todo, 26 colaboradores participam da produção que conta a saga dos pés-vermelhos e as influências culturais na região. A imagem da capa da revista é do fotógrafo Haruo Ohara.
"A edição nº 1 já está sendo distribuída, mas será lançada em Londrina por sugestão do governador, que é da cidade. A revista tem um formato diferenciado. É quase um livro", relatou.
A próxima publicação será dedicada ao Sudoeste e Oeste do Estado. "As primeiras quatro edições vão abordar temas sobre a história e formação das diferentes regiões do Paraná. Em seguida, a revista vai falar mais sobre cultura e sobre artistas, escritores e escultores do Estado", adiantou.
A versão para tablets também poderá ser baixada gratuitamente. O Facebook da revista www.facebook.com/revistahelena ainda traz fotos e vídeos. A edição "número zero" pode ser visualizada em PDF pela internet.