A escola de samba Explode Coração é bicampeã do carnaval em Londrina. O anúncio foi feito na tarde de ontem após apuração das notas das escolas de samba que desfilaram na noite de domingo (10) no Autódromo Ayrton Senna.
A escola Alegria da Passarela conquistou o segundo lugar e a Gaviões Londrinenses ficou na terceira colocação. A estreante Falange Azul foi a quarta posição.
A escola vencedora, representante da zona oeste de Londrina, foi a segunda entrar na pista com o tema "Dez anos na maior Felicidade" devido ao aniversário de uma década da agremiação, que também levou o título do ano passado.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
A Explode Coração possui uma forte ligação com a Salgueiro e utilizou samba enredo da escola do Rio de Janeiro `Peguei um Ita no Norte´ para desfilar em Londrina. A canção, que ainda inspirou a escolha do nome da escola londrinense, foi a campeã da folia na Sapucaí em 1993. As cores verde e branco também são as mesmas da agremiação carioca..
Segundo o coordenador geral da Explode Coração, Bene Macedo, a escola preparou uma estrutura para 350 pessoas divididas em 12 alas e dois carros alegóricos para o desfile no autódromo. Ele afirmou que a agremiação trabalhou "de forma gradativa e sustentável" por 10 anos e escolhe os frutos da seriedade em títulos. "Nós prestamos conta ao Município do dinheiro público utilizado e essa atitude passa a credibilidade necessária para conseguirmos recursos junto ao setor privado", ressaltou.
Macedo revelou que parte dos materiais e da estrutura armazenada desde o ano passado foram fundamentais para garantir a festa na avenida com alegóricos e carros enfeitados para enfrentar as dificuldades com a falta de repasse neste ano por causa do contingenciamento municipal. "Em 2012, o repasse chegou na véspera e não deu tempo de colocar no desfile toda a estrutura preparada. Após o carnaval, o material foi estocado e nós ajudou muito durante a preparação para a festa deste ano", recordou.
Stanley Garcia, presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário, Econômico e Social pela Cidadania (Adecesc), responsável pela organização do carnaval deste ano em Londrina, informou que entre 600 e 700 participantes desfilaram pelas quatro escolas de samba e que quase 3 mil pessoas assistiram o evento no Autódromo Ayrton Senna. "Se não fosse a chuva, que caiu no domingo, o público chegaria aos 5 mil", comentou.
Garcia explicou que a Adecesc é a entidade proponente do projeto, que recebe recursos do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (Promic), mas que a decisão de continuar a frente da organização do evento em 2014 será tomada após reuniões com os integrantes de todas as escolas de samba da cidade. "Nós temos que ter a anuência das agremiações e a continuidade ou não é uma decisão das escolas. Vamos chamar as quatro participantes e as outras escolas que ficaram de fora deste ano para tratar do assunto", afirmou.