O humorista Fábio Porchat foi ameaçado após a divulgação de um vídeo no Youtube intitulado "Dura", cujas imagens mostram dois cidadãos comuns 'dando uma dura' em dois policias militares que dormem dentro de uma viatura. O clipe foi produzido pelo grupo Portal dos Fundos.
As ameaças surgiram em um site chamado "Blog do Soldado", que continha links para a página oficial da PM. "Você não sabe o ódio que despertou em todos nós policiais militares, ao postar essa b.... de vídeo. Humilhou a todos os policiais militares e por isso estamos rebatendo sua crítica de mau gosto. Você deveria ter vergonha na cara! Assim como na PM tem gente que realmente não presta no seu meio, ou seja, no meio artístico, só tem maconheiro e v... safado. Por isso a polícia não presta para vocês. Você, Fabio Porchat, merece passar por um perrengue e ser salvo por um policial, para aprender a respeitar os milhares de homens e mulheres que compõem a tropa da PM", escreveu o usuário, sem divulgar sua identidade.
O autor do blog ainda fez ameaças físicas ao comediante. "Não estamos incitando a violência, mas bem que esse m... do Fabio Porchat deveria levar umas belas de umas porradas por esta humilhação que proferiu contra os policiais militares. Por que não faz o mesmo contra a polícia federal, hein, Fabio Porchat? Na federal também tem corruptos, pow... vamos lá! Por que só atacou a PM?", postou.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
Em nota, a assessoria do grupo Porta dos Fundos repudiou as ameaças publicadas pelo "Blog do Soldado" e explicou que o vídeo é uma crítica ao policial corrupto e não à Polícia Militar como instituição. "A corrupção existe em todas as áreas e temos certeza de que o policial honesto não se ofende com uma 'piada denúncia' no vídeo do Porta dos Fundos". O grupo afirmou que espera que as ameaças sejam investigadas.
Após a repercussão, o autor excluiu o blog na tarde desta segunda-feira (10).
Plenário
O ex-deputado federal Fábio Porchat, pai do humorista ameaçado, mandou uma carta ao Plenário na tarde desta segunda-feira (10), cujo conteúdo foi lido pelo senador Alvaro Dias. No texto, o pai do comediante afirma que foi assediado diversas vezes por políticos, inclusive por dois ministros de Estado, para que persuadisse seu filho a amenizar as críticas feitas nos vídeos divulgados na internet. "Sempre lhes respondi que as recebia com grande orgulho e admiração e que ao invés de querer vê-las atenuadas, incentivo-o a intensificá-las para que ele dê um exemplo ético ao Brasil", disse. "Fábio está sendo ameaçado de forma apócrifa e anônima, ou abertamente nas redes sociais. Temo pela sua integridade física e até pela sua vida e desde já responsabilizo aqueles mandatários hipócritas e covardes pelo que lhe possa acontecer", completou.
A carta encerra pedindo uma investigação dentro da Polícia Militar a fim de que sejam encontrados os responsáveis pelo conteúdo publicado no "Blog do Soldado".
Assista ao vídeo "Dura":