Destaque

Festival Demo Sul seleciona banda para edição 2010

02 jul 2010 às 13:56

Como define o próprio diretor do Demo Sul, Marcelo Domingues, o festival é mais que uma mostra mas também um laboratório de música que, na edição comemorativa de 10 anos, em outubro, testará novas fórmulas para repercutir a cena independente.

Sempre pensando em novos formatos, a organização do festival estendeu a mostra para nove dias - de 15 a 23 de outubro - ao contrário dos dois dias dos anos anteriores.


Com 80% da programação fechada, Domingues antecipa apenas a participação da banda polonesa Mitch & Mitch, acrescentando que uma das novidades da edição são as Prévias Demo Sul, nos dias 3, 4, 10,11 e 12 de setembro.


Domingues e Luiz Carlos Matias fazem a curadoria, que selecionará as 25 bandas que se apresentarão nos shows gratuitos das prévias. O público é que votará em cinco grupos que se apresentarão no festival. O mais votado participará de um videoclipe produzido pela Kinoarte, com direção de Bruno Gehring, que ministrará uma oficina de produção de vídeo no festival.


O edital para as prévias e o formulário de inscrições - até 10 de agosto - estão no blog do festival demosul.blogspot. Podem participar bandas de todo o Brasil e da América do Sul.


''A nossa intenção ao realizarmos as prévias é dar oportunidade para bandas que não têm experiência em festivais tornando o Demo Sul mais democrático'', afirma Domingues, acrescentando que ao estender a programação para nove dias pulverizará o festival, com apresentações pela cidade.


A edição comemorativa conta com um orçamento total de R$ 350 mil e patrocínios do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e da Petrobras, sendo que o festival já tem história ao receber nomes como Mudhoney, Nação Zumbi, Cachorro Grande, Mundo Livre S/A, Edgar Scandurra, Replicantes e Júpiter Maçã.

A programação do festival ainda terá workshops de guitarra e contrabaixo. O jornalista Alex Antunes, que foi editor da revista Bizz nos anos 80, criador da revista de cinema Set, com passagens pelos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, é um dos convidados para a sexta edição do Simpósio de Música Indepedente. Em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Demo Sul também realizará uma oficina de web rádio.


Continue lendo