Londrina pode ganhar um desfile de carnaval fora de época ainda neste ano. A situação inusitada foi proporcionada pela impossibilidade da escola de samba Explode Coração receber os R$ 50 mil do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) destinados ao projeto "O Samba Atravessa Londrina", que deveria ser realizado durante os dias do carnaval.
O convênio não foi firmado porque a agremiação não conseguiu a tempo o título de utilidade pública, um requisito para o repasse. Em entrevista concedida à rádio UEL FM no final de fevereiro, a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, informou que o recurso será oferecido novamente, em edital a ser aberto em março.
"O recurso disponibilizado para o edital que não foi conveniado vai compor o recurso de um novo edital que deve ser lançado no mês de março", informou.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
Segundo o diretor da Explode Coração, Benê Macedo, o desfile com cinco escolas de samba no carnaval foi derrubado ainda na fase de definição do orçamento, antes da abertura dos editais do Promic. "A proposta era que disponibilizasse 200 mil reais para estrutura e cachê de cinco escolas de samba, mas o Conselho Municipal de Cultura decidiu destinar o dinheiro para outros projetos culturais. Você não consegue captar o que não existe, não tem rubrica, não está à disposição. Lá atrás, quando foi votado o orçamento, o recurso para o carnaval já caiu", explicou à UEL FM.
Mesmo assim, a agremiação pretende pleitear novamente os R$ 50 mil para realizar o projeto "O Samba Atravessa Londrina". Se for aprovada, a escola deve desfilar em setembro deste ano, "antecipando as comemorações do aniversário de 80 anos de Londrina e já puxando para o carnaval de 2015", projetou Macedo. A Explode Coração foi a campeã do carnaval 2013 de Londrina.