Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Começa neste sábado

Londrina realiza 5ª edição do Encontro de Contadores de História

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
21 out 2015 às 16:39
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começa neste sábado, (24), a 5ª edição do Encontro de Contadores de História de Londrina, o Ecoh. Um pouco diferente dos anos anteriores, a edição de 2015 é inteiramente viabilizada por financiamento colaborativo, por meio de campanha online que convidou o público a contribuir. Como retorno, os londrinenses poderão apreciar 13 dias repletos de contação de histórias
para crianças e adultos, tardes de brincadeiras tradicionais, oficinas e outros eventos relacionados ao tema.

"Quando lançamos a campanha, apresentamos o Ecoh com um número reduzido de dias, mas na hora de montar a grade a gente sempre acaba crescendo um pouquinho. Em boa medida graças aos nossos parceiros, projetos que tem grande identificação com o Ecoh, e à nossa vontade de estarmos juntos sempre que possível", conta Claudia Silva, coordenadora geral do Ecoh.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E o Encontro será inaugurado justamente com o envolvimento de dois desses grandes parceiros. No sábado de estreia, o Ecoh se une ao Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (Marl) para o Cortejo e Feira de Arte Pública realizado pela manhã no calçadão e, mais tarde, o encontro é com o projeto Biblioteca Viva Itinerante, no Jamile Dequech, para as trocas de livro que a Biblioteca já realiza no bairro. Na ocasião, será apresentado o espetáculo de palhaço El General, do Exército Contra Nada, que vai compartilhar com o público a sua batalha cheia de divertidas estratégias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sobre racismo

Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos

Imagem de destaque
Não apareceu

MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento

Imagem de destaque
18.º edição

Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados

Imagem de destaque
Nos EUA

Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita


Ainda no sábado, acontecerá no Mercadão da Prochet mais uma comemoração do Mês das Crianças. Para este dia, as atividades programadas são, contação de histórias e brincadeiras cantadas. O evento tem início no estabelecimento, por volta das 16:30 horas e sua previsão de término, fica em torno das 18:30 horas.

Publicidade


No domingo, as parcerias continuam. O Ecoh novamente acompanha a Biblioteca Viva itinerante e, dessa vez, El General leva seu exército para conquistar gargalhadas no jardim Tókio. Paralelamente, no outro canto da cidade, o coletivo Encantação, que forma produtores culturais em Londrina, e o Ecoh, realizam uma tarde de brincadeiras tradicionais e narração de histórias na praça Ângelo Kretã, no jardim Maria Cecília. Além de pipas, bambolês, pintura e outras brincadeiras, quem passar pela praça vai ouvir histórias de Velhinhas e Galinhas, com Altina Narciso, e Histórias de Palhaço, com Luís Henrique Silva.



Histórias de todos os cantos
Além das atividades formativas e eventos paralelos, o grande objetivo do Ecoh é reunir experiências diversas em narração de histórias, além de apresentar ao público histórias orais de Londrina e outras cidades do Brasil. Este ano serão 15 histórias diferentes, apresentadas em praças, escolas e espaços culturais, destinadas a crianças e adultos de todas as idades.

Publicidade



De Londrina, se apresentam os grupos Boi Voador, Fio da Meada, Cia Funcart e Pati e Companhia, e também os contadores de histórias Rafael de Barros, Márcia Batista, Altina Narciso, Luís Henrique Silva, Daniella Fiorucci e Edna Aguiar. As temáticas variam desde causos folclóricos, histórias do cotidiano, dos orixás, até contos autorais e histórias de quase dar medo.


Além dos londrinenses, o encontro ainda recebe a Cia. Contacausos (Chapecó - SC), Fernanda Munhão (Ourinhos – SP), Cinthia Siqueira (Ourinhos-SP) e a Cia. Malas Portam (São Paulo – SP), que também compartilham histórias de personagens conhecidos da nossa infância e outras histórias autorais.

Publicidade


Atividades formativas
Além das histórias e brincadeiras, o Ecoh também promove atividades de formação destinadas a educadores, contadores experientes e iniciantes, e àqueles que desejam se aventurar no universo das palavras. Nesta edição, serão três oficinas. A primeira delas acontece na segunda-feira, 26, quando a musicista Meire Valin explora um dos principais instrumentos utilizados
pelos contadores para incrementar as narrações, a música.


Já quem deseja aprender a contar histórias, pode se inscrever na oficina de Daniella Fioruci, que foca um dos elementos essenciais para a arte da narração, o ritmo. Através do estímulo à curiosidade e à exploração do texto, Daniela busca despertar a percepção e descoberta da cadência das histórias em consonância com o ritmo do próprio contador.

Publicidade


Finalmente, no dia 5 de novembro, Valdir Grandini oferta aos educadores do Projeto Palavras Andantes, da Secretaria de Educação de Londrina, a oficina Versos Fantástico. Na oficina, o objetivo é brincar com as palavras de forma criativa, para além do uso tradicional da língua como aprendemos na escola. Além dos educadores, interessados no tema também podem assistir.


Devido ao limites de vagas, 15 em cada uma, as oficinas são as únicas atividades do evento em que há cobrança de taxa e necessidade de inscrição. Cada uma custa R$ 25,00 e as inscrições devem ser feitas através do email [email protected].

Os locais e horários das atividades, bem como os detalhes da programação, podem ser conferidos no link https://goo.gl/wn95Y2. Outras novidade da 5ª edição do Ecoh estão disponíveis na página do evento https://www.facebook.com/EcohLondrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade