Londrina será novamente o palco da maior festa da colônia japonesa do interior do Paraná: de 3 a 7 de junho será realizada na cidade a Expo Japão, o evento que celebra a riqueza e a tradição da cultura oriental. Serão cinco dias de muita arte e cultura, gastronomia, esporte, exposição agrícola, simpósio, entretenimento, entre outras atrações. A promoção é da ACEL – Associação Cultural e Esportiva de Londrina.
"Serão inúmeras atrações artísticas com destaque para a apresentação do Grupo Yui, com musicistas renomadas do Japão; o show com o carismático Nobuhiro Hirata; as apresentações dos Grupos Ishindaiko e Ryukiu Koku Matsuri Daiko (tambores de Okinawa). Além disso, teremos o AgroInovatec, a fazendinha (Nojo), o Espaço Acel 60 anos e o Espaço Kodomô, para a criançada se divertir nas oficinas", explica Eduardo Tominaga, coordenador geral da feira.
A Expo Japão 2015 terá uma grande estrutura para receber os visitantes, com Praça de Alimentação para atender 2.500 pessoas e estacionamento para 1.500 veículos. "Este ano teremos um dia a mais para o público visitar e se divertir. Consequentemente teremos mais atrações que dificilmente se repetem durante os cinco dias de festa. A cada ano nos preparamos para receber melhor os visitantes. Para quem não sabe, cobrimos e colocamos piso em mais de 4.000 m² no campo principal de beisebol da Acel e 90% da área visitada é coberta", conta Tominaga.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
Exposição Agrícola
Simultaneamente à Expo Japão acontece a 54ª Exposição Agrícola, onde são expostos milhares de produtos produzidos na região. Eles são avaliados por uma comissão julgadora e premiados de acordo com a qualidade ou excentricidade. Ali também funciona o Mercado Agrícola, onde é possível comprar produtos artesanais e típicos da comunidade nikkey. Esse ano, a 4ª AgroInovaTec terá como destaque os simpósios com temas voltados à citricultura e ao Cadastro Ambiental Rural. O evento tem o apoio da Integrada, Unopar e entidades de classe como Iapar, Emater, Faep e Sindicato Rural.
Festa da integração
Chegando a sua 54ª edição, a Expo Japão se consolida como o maior evento de promoção e divulgação da cultura japonesa. "Posso garantir que a Expô Japão é o evento da nossa região que mais divulga as tradições e costumes nipônicos. Muita cultura e arte são apresentadas em danças típicas, apresentações de instrumentos e grupos tradicionais, Cerimônia do Chá, poesia, caligrafia, gastronomia e muitas outras atrações", informa Tominaga.
Mais de 60 empresas estarão presentes comercializando uma infinidade de produtos e na Praça de Alimentação os restaurantes servirão os melhores pratos da cozinha oriental, tudo em um ambiente familiar, seguro e agradável. A expectativa é que 30.000 pessoas visitem a feira nos cinco dias de festa, numa integração entre japoneses e ocidentais.
"É maravilhosa a integração que ocorre entre as pessoas. Existem muitos não descendentes que se identificam com a comunidade nikkey, seja através da cultura, arte e principalmente pela gastronomia. Aliás, muitos não descendentes fazem parte de algum grupo nikkey, inclusive da Acel. A integração entre as raças é inevitável, uma vez que já estamos na quinta, sexta geração de descendentes japoneses", finaliza Eduardo Tominaga.
Serviço:
Expo Japão 2015
Onde: Acel (Estrada do Limoeiro)
Quando: de 3 a 7 de junho
Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia)
Horários: Dias 3 e 5 das 18h às 22h
Dias 4, 6 e 7 das 14h às 22h
Mais Informações: www.expojapao.com.br