Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Neste domingo

Manobreira de origem belga La Meuse 101 será transferida para Museu Histórico de Londrina

Redação Bonde com assessoria de imprensa
02 dez 2016 às 11:22
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Museu Histórico de Londrina já está preparado para receber a locomotiva manobreira La Meuse 101, neste domingo (4). A máquina de origem belga chegou a Londrina em 1999, sendo colocada no pátio do Pronto Atendimento Médico (PAM), local onde permanece até hoje. A operação para a remoção e transporte do equipamento será feita a partir das 7h.

A transferência é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Associação dos Amigos do Museu Histórico (ASAM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Segundo a Secretária de Cultura do Município, Solange Batigliana, o procedimento seguirá todos os cuidados técnicos e de segurança requeridos para que a locomotiva não sofra nenhum dano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Houve muita manifestação por parte da população londrinense e da Região para que essa locomotiva não fosse levada para Curitiba, como o IPHAN havia requisitado. Esse processo ainda está em andamento. As manifestações feitas pela população foram muito fortes pela permanência da La Meuse, uma vez que a peça tem importância histórica e remete a uma tradição ferroviária que marcou época em muitas cidades do interior, incluindo Londrina e o Norte do Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sobre racismo

Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos

Imagem de destaque
Não apareceu

MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento

Imagem de destaque
18.º edição

Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados

Imagem de destaque
Nos EUA

Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita


A representante do Museu Histórico de Londrina Profa. Regina Célia Alegro, ressaltou que a locomotiva manobreira faz parte da memória e integra o patrimônio histórico do Município e acrescenta "a ferrovia foi o meio pelo qual Londrina começou a se conectar com o mundo, marca o surgimento e o desenvolvimento da cidade, principalmente quando recordamos a época gloriosa do cultivo de café. A população tem apreço por essa peça e esperamos que a locomotiva possa permanecer aqui como uma lembrança que remete ao nosso passado".


A operação para a remoção e transporte do equipamento será feita a partir das 7 horas. A transferência é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Associação dos Amigos do Museu Histórico (ASAM) e a Universidade Estadual de Londrina.

Serviço:
Transferência da locomotiva manobreira La Meuse 101
Dia: 04 de dezembro de 2016-12-01
Local – saída Pronto Atendimento Médico (PAM)
Endereço: Av. Leste Oeste
Local de chegada: Museu histórico de Londrina
Endereço: Rua Benjamin Constant, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária)
Horário: a partir das 07 horas (manhã)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade