Maria Christina de Andrade Vieira, ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba, morreu nesta quinta-feira (2). Ela era diretora do instituto desde dezembro do ano passado, quando foi convidada pelo prefeito de Curitiba, Lucian Ducci, a assumir a casa. Maria Christina desempenhou, durante toda a sua vida, importante papel na cena artística e cultural do Paraná.
O velório de Maria Christina começa às 21h desta quinta-feira, na Capela Vaticano, atrás do Cemitério Municipal São Francisco, em Curitiba.
Nascida em Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira era formada em Filosofia, com licenciatura em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ela era especialista em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná; em Marketing pela PUC-PR e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
Maria Christina foi professora de Filosofia da PUC-PR e, em 1987, ingressou no antigo Banco Bamerindus, na área de Promoções e Eventos. No Bamerindus, foi diretora executiva da Associação Cultural Avelino Vieira, por ela criada, diretora de Infraestrutura e membro da holding do banco, além de idealizadora do Natal no Palácio Avenida, que completou 20 anos em 2010 e é um dos principais espetáculos natalinos do Brasil.
Como presidente da Associação Comercial do Paraná, foi a primeira mulher a presidir uma associação comercial no Brasil.
Maria Christina recebeu 63 prêmios na área de Marketing Cultural, entre eles o Diploma de Grão Mestre da Ordem Rio Branco, concedido pela Presidência da República. Era integrante dos conselhos da Federação das Indústrias do Estado Paraná e da Associação Comercial do Paraná.