Será aberta nesta quinta-feira (4) a exposição "60 anos de Telenovela Brasileira", no Museu Histórico de Londrina, no centro da cidade.
A mostra já percorreu diversas capitais em homenagem às novelas que marcaram a história da dramaturgia no país e exibe várias peças famosas dos 60 anos de história das novelas brasileiras. São 40 painéis com fotos, a primeira câmera de TV do país, pertencente à TV Tupi, diversos vídeos e uma sala retrô - remetendo aos anos 1960, quando a Globo foi inaugurada e começou a produção de novelas ainda em preto e branco.
Dentre as tramas que marcaram época, a exposição traz peças de ‘Sua vida me pertence’ (a primeira telenovela – TV Tupi-SP, 1951), ‘O Bem Amado’ (a primeira em cores – TV Globo, 1973), ‘Roque Santeiro’ (a primeira após o fim da censura do período militar – TV Globo,1985) e ‘Duas Caras’ (a primeira em HDTV – TV Globo, 2007).
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
Os visitantes encontrarão também a roupa original da ‘Viúva Porcina’, protagonista da novela ‘Roque Santeiro’, o vestido da Rainha do Lixo Clô (de Passione) e as roupas do casamento de ‘Raj e Maia’ (de Caminho das Índias), entre outros.
No Paraná, a exposição fica em Londrina até dia 21 de outubro, e segue para Curitiba onde permanecerá no Teatro Guaíra de 25 de outubro a 11 de novembro.
A exposição "60 anos de Telenovela Brasileira" é organizada pela TV Globo em conjunto com a Pró-TV (Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira), entidade que tem por objetivo preservar a memória da televisão nacional e homenagear os profissionais que contribuíram para construir a história da teledramaturgia brasileira.
Serviço
Data: 04 a 21 de outubro.
Local: Museu Histórico de Londrina
Endereço: Rua Benjamin Constant, 900 – Centro.
Horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira: das: 9h às 11h30 e 14h30 às 17h30
Sábado e domingo: das 9h às 11h30 e 13h às 17h