A Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) faz apresentação nesta quinta-feira (23), às 18h30, no Anfiteatro Cyro Grossi, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), com regência do maestro Alessandro Sangiorgi, que possui extenso currículo de apresentações internacionais. O concerto no Campus faz parte da temporada 2015 de apresentações da Osuel.
De acordo com a diretora da Casa de Cultura, Cleusa Cacione, a proposta de trazer a Osuel para o Campus Universitário visa aproximar a Osuel da comunidade universitária. Na programação, obras do austríaco clássico Franz Joseph Haydn; do músico e compositor britânico do século XX, Benjamin Britten; do boliviano naturalizado brasileiro Jaime Zenamon; e do compositor argentino Astor Piazzolla. De Haydn, será apresentada a 'Sinfonia nº 94'. É uma das 'London', as 12 sinfonias que Haydn escreveu entre 1791 e 1795 durante duas turnês que realizou pela Inglaterra.
De Britten, será executada a 'Simple Symphony', de 4 movimentos, escrita em 1934, e que contribuiu de modo determinantes para a afirmação internacional do compositor. De Zenamon, a OSUEL tocará 'Descobrimento', uma espécie de relato da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500. De Piazzola, serão apresentadas as peças 'Oblivium' e 'Fuga y Misterio', que rearranjam o tango com elementos de jazz e música erudita.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
Maestro Alessandro Sangiorgi
Nascido em Ferrara, Itália, formado pelo Conservatório de Milão, Alessandro Sangiorgi iniciou a carreira internacional em Israel em 1989, regendo a Jerusalem Symphony Orchestra. Em seguida (1990-1993) foi convidado como Maestro Residente pelo Teatro Municipal de São Paulo. No Brasil, ele regeu também a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a OSUSP, a Orquestra Sinfônica da Bahia, a OER, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, Orquestra Sinfônica do Theatro São Pedro.
Alessandro Sangiorgi se apresenta regularmente na Europa, tendo sido convidado pelo Stadttheater de St.Gallen (Suíça), Teatro Nacional de Split (Croácia), Orquestra Regionale Toscana (Itália), Orquestra Filarmonica de Estado 'Dinu Lipatt' (Romênia), Teatro Nacional de Belgrado (Sérvia), Teatro Nacional da Moravia-Silesia (Rep. Tcheca), Teatro Nacional de Bratislava (Rep. Eslovaca), Teatro dell?Opera di Roma, Orchestra Sinfonica Siciliana (Palermo, Itália).
De 2002 a 2010 foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica do Paraná, tendo sido responsável pelo ampliamento do repertório sinfônico, por várias estreias mundiais e pelo retorno das montagens de ópera. Em dezembro de 2009 foi agraciado pelo Presidente da Repubblica Italiana com o título de 'Cavaliere dell?Ordine della Solidarietà', concedido pelos méritos artísticos conseguidos no Exterior.
No período de 2011 a 2012, o maestro foi o principal Guest Conductor na Ópera Nacional de Sofi a (Bulgária), com a qual estreiou no Japão, apresentando 'Tosca' de Puccini e 'Cavalleria Rusticana ' de Mascagni em 11 cidades, incluindo Tóquio, no famoso Bunka Kaikan Hall. Durante sua carreira colaborou com importantes artistas internacionais, como Nelson Freire, Eva Marton, Cecilia Gasdia, Francesca Patanè, Julio Bocca, Ana Botafogo, Carla Fracci, Luciana Savignano.