Até dezembro deste ano deve ficar pronta a primeira parte das obras de restauro do Teatro Guaíra. Neste ano de 2014,o local, considerado ícone cultural da capital paranaense, completa 40 anos. O início da reforma foi anunciado hoje (26).
Considerado um dos mais tradicionais teatros do País, o Guaíra, projetado pelo arquiteto Rubens Meister, passará por diversas etapas de restauro.
O auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) receberá novos carpetes, cortinas e todas as poltronas serão reparadas, incluindo a troca de tecidos e recuperação da estrutura em madeira e das engrenagens, mantendo o mesmo padrão. Também serão trocadas as cortinas do auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Serão investidos cerca de R$ 2,8 milhões e essa etapa termina no final do ano.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
Primeira reforma
Esta é a primeira vez que o Teatro Guaíra passará por um restauro desde sua inauguração, em 1954. O governo do Paraná já investiu cerca de R$ 1,2 milhão para elaboração dos projetos executivos de restauro, que será feito por etapas.
Como o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, toda intervenção deve ser feita de acordo com a legislação e sob a ótica da preservação do patrimônio histórico.
Os três auditórios Guairão, Guairinha e Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) passarão por obras de restauração, adaptação, modernização e adequação. Somados, eles ocupam uma área de 16.900 metros quadrados, com uma capacidade total de 2.757 lugares.
O restauro será feito por etapas, a partir dos projetos executivos elaborados pela empresa PJJ Malucelli, vencedora da licitação lançada em 2012. Para as próximas fases estão previstas a impermeabilização do teatro, isolamento acústico, modernização da cenotecnia, iluminação cênica, imagem e sonorização, portarias, camarins, além de recuperação das redes hidráulica e elétrica, geradores de energia sistema de carga e descarga e mobiliário.
História
Tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná desde 2003, o Teatro Guaíra foi uma das obras realizadas em Curitiba por ocasião das comemorações do centenário da emancipação política do Paraná, em 1953.
Compõe, com a Biblioteca Pública, o Centro Cívico, a Praça 19 de Dezembro e o Colégio Estadual, um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da cidade.