Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Decreto do Governo

'Vergonha', diz Gisele sobre decreto que extingue reserva na Amazônia

Agência Estado
25 ago 2017 às 08:22
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A modelo Gisele Bündchen voltou a questionar o governo Temer sobre um decreto que extingue a Reserva Nacional de Cobre e Associadas, uma área equivalente ao Espírito Santo, localizada entre os Estados do Pará e do Amapá, e que havia sido instituída em 1984.

"Vergonha! Estão leiloando nossa Amazônia! Não podemos destruir nossas áreas protegidas em prol de interesses privados", disse Gisele no Twitter. A publicação da modelo, no início da tarde desta quinta-feira, teve mais de 1,2 mil curtidas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em seguida, Gisele publicou um texto em que convoca todos os brasileiros a "dizerem não ao abrandamento da proteção da Amazônia, seja por decreto, medida provisória, projeto de lei ou o que for."

Leia mais:

Imagem de destaque
Sobre racismo

Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos

Imagem de destaque
Não apareceu

MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento

Imagem de destaque
18.º edição

Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados

Imagem de destaque
Nos EUA

Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita


Gisele ainda pede, ainda, que os seguidores se unam em torno da hashtag #todospelaamazonia para "mostrar ao governo que não estamos de acordo com o fatiamento da Amazônia para exploração."

Publicidade


"

"


Segundo o texto do decreto, a extinção da reserva "não afasta a aplicação de legislação específica sobre proteção da vegetação nativa, unidades de conservação da natureza, terras indígenas e áreas em faixa de fronteira".

Publicidade


Mas, de acordo com o diretor executivo da ONG WWF-Brasil, Maurício Voivodic, a medida pode colocar em risco áreas protegidas, podendo provocar impactos irreversíveis ao meio ambiente e povos da região.


"Além da exploração demográfica, desmatamento, perda da biodiversidade e comprometimento dos recursos hídricos, haverá acirramento dos conflitos fundiários e ameaça a povos indígenas e populações tradicionais", disse, em texto publicado no site da instituição.


Procurada para comentar as declarações de Gisele, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República destacou que o que deixou de existir foi uma antiga reserva mineral - e não ambiental. "Nenhuma reserva ambiental da Amazônia foi tocada pela medida", diz a nota.

Segundo o órgão, "a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) não afeta as Unidades de Conservação Federais existentes na área - todas de proteção integral, onde não é permitido a mineração".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade