Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Insuficiência cardíaca

Faustão recebe coração em transplante e passa por cirurgia neste domingo

Cláudia Collucci - Folhapress
27 ago 2023 às 19:30
- Divulgação/Rodrigo Moraes/Band
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O novo coração para o transplante do apresentador Fausto Silva, o Faustão, chegou neste domingo (27) ao hospital Albert Einstein, em São Paulo, e ele já recebeu o novo órgão. 


Faustão, de 73 anos, foi acompanhado pela equipe dos médicos Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico e de serviços hospitalares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A informação foi confirmada à reportagem pela equipe médica, que em seguida divulgou um boletim dando detalhes da cirurgia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Funk Generation

Anitta diz que perdeu seguidores após anunciar clipe sobre candomblé

Imagem de destaque
Possíveis problemas

Série 'Bebê Rena' faz governo britânico alertar Netflix de projeto de lei de privacidade

Imagem de destaque
Susto

Jeniffer Nascimento tem reação alérgica e vai ao hospital após comer lagosta

Imagem de destaque
Veja vídeo

Rafa Kalimann conta que sofreu aborto espontâneo

"O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição", diz o comunicado da equipe médica.

Publicidade

O apresentador estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital desde o dia 5 de agosto, tratando uma insuficiência cardíaca e fazendo diálise. Por isso, entrou na fila do transplante para receber um novo coração.

Imagem
Anitta e Simone Susinna terminam relacionamento e deixam de se seguir no Instagram
Anitta e Simone Sussina, ator italiano conhecido por fazer a franquia "365 Dias", nunca definiram o relacionamento como namoro, mas curtiram diversos momentos juntos.


O quadro de saúde dele o colocava como prioridade na fila de transplantes, o que se comprovou com a rapidez da chegada do novo órgão.

Publicidade

Logo após a internação do apresentador, a equipe médica divulgou uma nota dando detalhes da condição dele. 


"O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso", dizia a nota.

Publicidade

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e já estão aguardando em uma lista de espera unificada e informatizada. A posição na lista de espera é definida por critérios técnicos como tempo de espera e urgência do procedimento, compatibilidade sanguínea entre doador e receptor. 


A compatibilidade genética entre doador e receptores, quando necessária, é determinada por exames laboratoriais.

Publicidade

Imagem
Mudança na votação? Conheça as novidades para o BBB 24 anunciadas pela TV Globo
O BBB 24 anunciou novidades em comunicado oficial divulgado pela TV Globo. O público terá novas maneiras de participar das decisões envolvendo quem fica ou deixa o programa.


Outro fator importante é a localização, pois é necessário entender o tempo de duração do órgão fora do corpo. Dependendo do prazo, é preciso um avião para o transporte até o destino.

A operação de transplante de coração é complexa, diz o médico Philipe Saccab, cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). 

Publicidade


"Abrimos o peito, tiramos o coração da pessoa que está debilitada, e o coração do receptor é transplantado. Ele é acoplado pelos mesmos vasos que acoplavam o coração anteriormente", conta.

"A cirurgia dura várias horas, aproximadamente de 8 a 12 horas. Várias equipes médicas são envolvidas. E o coração antigo não tem nenhuma função depois que ele é removido do corpo."

"Os corações novos vêm de pessoas que têm o diagnóstico de morte encefálica. Qualquer um de nós que tenha o diagnóstico de morte encefálica, e a família concordar com a doação dos órgãos, pode ser um possível doador de coração", diz Philipe.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade