O Google completa 23 anos nesta segunda-feira (27). O projeto surgiu da parceria entre Sergey Brin, estudante de Stanford, e Larry Page, que pensava em fazer pós-graduação na universidade. A dupla construiu, em 1998, o protótipo de um mecanismo de busca na internet, que mais tarde se tornaria o site mais visitado do mundo.
Em 1999, os amigos tentaram vender o Google por US$ 1 milhão, mas não houve compradores. Atualmente, a empresa ultrapassou a marca de US$ 1 trilhão (R$ 5,3 trilhões) em valor de mercado, de acordo com a revista Forbes. Ainda de acordo com a publicação, a marca Google é a segunda mais valiosa do mundo.
“Desde os primeiros dias do Google, desde seu primeiro servidor alojado em um gabinete construído com blocos de brinquedo até seus servidores agora alojados em mais de 20 data centers em todo o mundo, sua missão de tornar as informações do mundo acessíveis a todos permanece a mesma”, diz a empresa em comunicado de aniversário.
Leia mais:
Google vai usar IA e perguntas por voz para tornar busca interativa
Fora do ar? WhatsApp, Instagram e Facebook passam por instabilidade nesta quarta
Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
O buscador está disponível em mais de 150 idiomas. De acordo com o site Search Engine Land, e processa, em média, cerca de 63 mil buscas por segundo. A estimativa é de que 9 em cada 10 buscas sejam feitas por meio do Google.
O Google vem adquirindo, em média, uma companhia por semana. Além dos clássicos Gmail, do Google Maps, do Google Drive, do Google Chrome e outros, empresas e marcas como Android, YouTube, Waze e AdSense são propriedade do Google.
Doodles
Os doodles são versões divertidas e personalizadas do logotipo do Google, usados em ocasiões e datas especiais. A empresa chegou a criar uma página especial onde ficam guardados todos os doodles antigos.
Em 1998, o primeiro doodle foi criado. A intenção era ser uma resposta automática para um e-mail de "fora do trabalho". Page e Brin foram a um festival, em Nevada, Estados Unidos, e queriam avisar os usuários que não estariam disponíveis para resolver problemas técnicos. O boneco símbolo do festival de contracultura americano Burning Man, aparecia atrás do segundo "o" no logo da empresa.
A primeira homenagem personalizada para o Brasil foi em 2002. O país era um dos finalistas na Copa do Mundo no Japão, contra a Alemanha. O Google colocou a bandeira brasileira em seu logo, substituiu a letra "o" por uma bola e colocou um atleta com a camisa do Brasil. (Com informações de G1 e TechMundo)
*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg