Literatura

A arte da tradução é o tema da edição do Zoom Cultural

18 set 2014 às 08:01

O Sesi Londrina realiza na próxima sexta-feira, 19 de setembro, a partir da 19h30, mais uma edição do projeto Zoom Cultural que terá como tema a Tradução Literária. O debate contará com a participação dos poetas e tradutores Rodrigo Garcia Lopes, que estará também lançando seu mais novo livro, o romance O Trovador (Editora Record), e Vinícius Lima. A mediação é da escritora e professora de Letras da Universidade Estadual de Maringá, Marcele Aires. O evento acontece no Centro Cultural Sesi/AML (Praça Primeiro de Maio, 130 – em frente à Concha Acústica). A entrada é gratuita.

Rodrigo Garcia Lopes atualmente é um dos nomes referenciais da literatura brasileira. Seu livro O Trovador tem a cidade de Londrina do início de sua colonização como cenário e dois protagonistas que conduzem a trama – Lord Lovat e o tradutor Adam Blake. A presença de um tradutor na narrativa não é um acaso. Garcia Lopes tem se dedicado à tradução ao longo de toda a sua carreira sendo responsável por trazer ao público brasileiro versões preciosas de escritores como Walt Whitman, Arthur Rimbaud, Sylvia Plath e Laura Riding.


Além de tradutor, Garcia Lopes também é poeta e compositor. No ano passado lançou o CD "Canções do Estúdio Realidade" e o livro de poemas Estúdio Realidade (7 Letras). Além disso, também destaca-se o livro Vozes e Visões em que entrevistou grandes figuras da arte contemporânea do século XX como o escritor William Burroughs e o compositor John Cage.


Vinícius Lima é doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, poeta e especialista na tradução autores de língua espanhola. Entre os autores estão Nicanor Parra, Leopoldo María Panero, Carlota Caulfield, Marosa di Giorgio e Alejandro Jodorowsky. Tem publicado seus textos e traduções em revistas, como a londrinense Coyote. Publicou os livros Geometria do Grito (2009) e Herbarium (2013).

O Sesi Zoom Cultural tem como objetivo discutir a literatura na sua relação com outras linguagens artísticas. Estão programadas mais duas edições para este ano em Londrina nos meses de outubro e novembro.


Continue lendo