Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Depois de escândalos sexuais

Academia Sueca não irá entregar Nobel de Literatura em 2018

Agência Estado
04 mai 2018 às 15:02
- Reprodução//NobelPrize.org
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Academia Sueca anunciou na madrugada desta sexta-feira (4) que não entregará o prêmio Nobel de Literatura em 2018, pela primeira vez em quase sete décadas, em razão de um escândalo de violações e agressões sexuais. O próximo ganhador será anunciado apenas em 2019.

A decisão foi tomada durante uma reunião semanal em Estocolmo, com base na explicação de que a Academia não está em posição de escolher um vencedor após a onda de escândalos de assédios sexuais e crimes financeiros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre as duas grandes Guerras Mundiais, o Prêmio Nobel de Literatura não foi concedido em sete ocasiões: 1914, 1918, 1935, 1940, 1941, 1942 e 1943 (O Nobel não foi entregue em nenhuma categoria entre 1940 e 1942). A decisão de não entregar a maior honraria literária do mundo em 2018, portanto, ocorre pela primeira vez em 75 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


Segundo o site oficial do prêmio, os estatutos da Fundação Nobel dizem: "Se nenhum dos trabalhos sob consideração é considerado da importância indicada no primeiro parágrafo, o prêmio em dinheiro deve ser reservado até o ano seguinte. Se, mesmo assim, o prêmio não puder ser entregue, o montante deve ser adicionado aos fundos restritos da Fundação".

Publicidade


Considerando as outras categorias (como Medicina, Física e Paz), o Nobel não foi entregue em 49 oportunidades.


Especificamente em 1914, 1918 e 1943, o Nobel da Paz também não foi cedido, enquanto que os de Ciências e de Medicina, sim. Em 1935, nenhum candidato da Literatura foi honrado, mas vencedores foram escolhidos nas outras áreas.

Os prêmios de Ciência e Medicina foram entregues todos os anos desde 1942, mas o da Paz não teve vencedores em 1972. O de Economia, que começou em 1968 e não está diretamente ligado ao testamento de Alfred Nobel, foi entregue todos os anos desde então.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade