Literatura

'Achados Literários' espalha livros em espaços públicos de Londrina

26 jan 2019 às 11:00

Andar por um local qualquer e, de repente, encontrar um livro novo esperando para ser lido. E, o melhor, sem custo nenhum. Não é todo dia que essa situação curiosa acontece. Neste sábado (26), a população de Londrina terá a chance de vivenciar essa experiência inusitada. O projeto Achados Literários, promovido pela Vila Cultural Cemitério de Automóveis e Festival Literário (Londrix), espalhará dois mil livros em espaços públicos de diferentes regiões da cidade, prontos para serem adotados temporariamente.


Trata-se de um projeto de incentivo à leitura que promove a distribuição de materiais literários em locais de grande fluxo de pessoas, como padarias, praças, pontos de ônibus e escolas, além de hospitais e postos de saúde. A ideia é propor ao público que gosta de ler uma boa surpresa e ainda estimular o hábito da leitura.


De acordo com a diretora do Londrix e coordenadora do projeto, Christine Vianna, o "Achados Literários" foi inspirado no movimento norte-americano BookCrossing. Depois de terminada a leitura, o movimento sugere que o leitor volte a liberar o livro em outro ponto da cidade, para dar sequência à disseminação literária.


Christine ressaltou que cada livro distribuído vem acompanhado por um panfleto, que detalha os projetos desenvolvidos pelo Cemitério de Automóveis e revela as formas de entrar em contato com os idealizadores do Achados Literários. Já foram feitas seis edições ao todo, sendo que uma delas foi realizada exclusivamente nos distritos rurais. Em 2018, foram distribuídos cerca de dois mil exemplares, abrangendo diversos gêneros literários, doados pelos parceiros do projeto e pela Editora Atrito Arte.

A Vila Cultural Cemitério de Automóveis conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A ação Achados Literários será realizada em parceria com o Instituto Cultural Arte Brasil (ICAB) e o Movimento de Artistas de Rua de Londrina (MARL).


Continue lendo