Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Contrariou costumes

Autora reconta aventuras de pirata irlandesa do século XVI

Redação Bonde com assessoria de imprensa
16 mar 2017 às 14:55
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na Irlanda do século XVI, viveu Grace O’Malley, pirata que contrariou todos os costumes para levar uma vida de aventuras em alto-mar. Exímia navegante e estrategista, lutou bravamente contra seus inimigos, desafiando a soberania inglesa. Seus feitos foram cantados em prosa e verso, e, graças a sua ousadia, ganhou respeito de seus pares e adversários — como da rainha Elizabeth I.

Misturando fatos verídicos à narrativa de aventura, o livro relata acontecimentos marcantes da história da Irlanda e da vida de Grace — infância, amores, viagens e combates —enfatizando o empoderamento feminino, questão atual e de grande importância. Além disso, a obra contém linha do tempo e anexo informativo com poemas e hinos inspirados na protagonista, acompanhados de notas explicativas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As ilustrações expressivas de Angelo Abu, em laranja e preto, complementam a história, dando vida às cenas e aos personagens com originalidade e ampliando a percepção estética do leitor.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


Sobre os autores:

Publicidade


Heloisa Prieto nasceu em São Paulo, em 1954, onde vive. Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e doutora em Literatura Francesa também pela USP. Considerada um dos grandes nomes da literatura infantojuvenil brasileira, com mais de cinquenta títulos publicados, recebeu prêmios importantes, como o da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.


Victor Scatolin, também conhecido como Walter Vetor, é poeta, performer e tradutor. Publicou poemas em revistas independentes e traduziu textos de Ezra Pound, E. E. Cummings, James Joyce, Friedrich Hölderlin, entre outros. Como performer, desenvolve trabalhos ligados a poesia, cinema e música com o grupo Riverão, do qual é um dos fundadores. Rua Tenente Lycurgo Lopes da Cruz, 55 Água Branca 05036-120 São Paulo SP Tel. 11 2111-7400 [email protected] www.edicoessm.com.br

Publicidade


Sobre o ilustrador: Angelo Abunasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1974. Graduado em Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes da UFMG, assina mais de setenta obras como ilustrador. Em 2000, foi finalista do prêmio Jabuti na categoria Melhor Ilustração com Pena-Quebrada (o indiozinho).


Sobre a editora: Fundada em 1937, a SM não se intitula uma empresa mas, sim, um projeto cultural e educativo com duas áreas de atuação plenamente integradas: em primeiro lugar, na elaboração e oferta de conteúdos e serviços educativos de prima excelência, sobretudo didáticos e de literatura infanto-juvenil, e, em segundo, no trabalho social realizado pela Fundação SM, que destina todos os recursos provenientes da atividade comercial da SM para melhorar a qualidade da educação e levar a docência e cultura aos setores menos favorecidos da sociedade. Focada no âmbito ibero-americano, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. No Brasil, atua desde 2004.

Sobre a coleção: Concebidos por autores e ilustradores de renome no cenário nacional e estrangeiro, os sofisticados álbuns da coleção Rodopio ampliam a percepção estética pela relação interdependente e dinâmica estabelecida entre texto e imagem — característica típica desse gênero inovador. Ilustrações expressivas convidam à participação criativa, deixando espaço para o enigmático ou irrepresentável, preenchendo lacunas propositadamente abertas do enredo e ampliando sentidos da leitura. Os álbuns aqui reunidos favorecem o desenvolvimento da competência visual e provocam o pensamento e a imaginação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade