Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Polêmico!

Cardeal Robert Sarah lança livro 'Deus ou Nada' e critica celebrações 'barulhentas'

Agência Estado
21 nov 2016 às 08:28
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nomeado bispo por João Paulo II aos 34 anos e feito cardeal por Bento XVI aos 65, o prefeito da Congregação do Culto Divino e Administração dos Sacramentos, Robert Sarah, nascido em 1945 de uma família de crença animista na Guiné, costa ocidental da África, desponta como um dos mais fortes candidatos à sucessão do papa Francisco, na hipótese de um conclave a curto ou médio prazo. Homem de profundas convicções e de posição moderada na política, conservadora na teologia e mais aberta em questões sociais, o cardeal expõe suas ideias com firmeza no livro "Deus ou Nada", transcrição de longa entrevista sobre a fé ao jornalista Nicolas Diat, autor de "O homem que não queria ser papa", sobre o pontificado de Bento XVI.

O cardeal recorda com saudade a infância na vila rural de Ourous, perto da fronteira com o Senegal, a 500 quilômetros de Conakry, capital da Guiné, da qual seria arcebispo por nove anos, durante a ditadura marxista do presidente Sékou Touré. Respeitava as formas protocolares do regime, mas denunciava corajosamente as atrocidades do governo que prendeu e torturou seu predecessor, o arcebispo Raymond-MariaTchimdibo. Quando Touré morreu, revelou-se que Robert Sarah era o primeiro de uma lista de opositores que o ditador pretendia eliminar. Foram anos de sofrimento num país de 8,5 milhões de habitantes, um território de população miserável, apesar de grandes recursos naturais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em "Deus ou Nada", o cardeal refere-se com admiração aos papas de seu tempo, de Pio XII a Francisco, com especial veneração por Bento XVI, que lhe confiou a direção do Conselho Cor Unum, responsável pela administração da caridade (distribuição dos recursos) do papa aos pobres e às vítimas de catástrofes. Robert Sarah começou então a percorrer o mundo, experiência que se intensificou a partir de 2001, quando João Paulo II o nomeou secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos. Ao assumir a Congregação do Culto Divino e Administração dos Sacramentos, em 2010, seu prestígio na Cúria Romana já era notável. O papa Francisco manteve-o no cargo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


Responsável pela liturgia, para ele momentos de oração e união com Deus, o cardeal desaprova as celebrações ruidosas de grupos pentecostais da Igreja. "Algumas missas são de tal modo agitadas que não se diferenciam de uma quermesse popular", declarou, aconselhando os católicos a "redescobrir que a essência da liturgia está eternamente marcada pelo cuidado da busca de Deus".

Publicidade


O cardeal africano atribui à influência do feminismo a crescente reivindicação de ordenação sacerdotal de mulheres, como já ocorre na Igreja Anglicana. "A ideia de uma mulher cardeal é tão ridícula como a de um sacerdote que quisesse se tornar religiosa", ironizou, ao comentar que há quem admita também o episcopado feminino. A nomeação de mulheres para a chefia de postos-chave na Cúria Romana não seria problema, se fosse pelo critério da competência e não pelo único fato de serem mulheres.


Questões morais e pastorais atualmente em discussão na Igreja, como a ideologia de gênero, a homossexualidade, a pedofilia e a situação dos divorciados, são analisadas pelo prefeito da Congregação do Culto Divino e Administração dos Sacramentos sem concessões. "A ideologia de gênero veicula uma mentira grosseira, uma vez que a realidade do ser humano, enquanto homem e mulher, é negada. Os lobbies e os movimentos feministas a promovem com violência", afirma o cardeal. Os casais divorciados em segunda união, insiste, não podem ter acesso à eucaristia.

Atraído pela Teologia da Libertação, quando ela surgiu, por causa da preferência pelos pobres, Sarah afastou-se dela ao perceber "as origens marxistas de alguns defensores dessa teologia". Sua justificativa: "Eu via demasiadamente em meu país as consequências da teologia comunista". Para o cardeal, "a batalha da Igreja reside na conversão dos corações". Robert Sarah imagina que "a imensa influência econômica, militar, técnica e mediática de um Ocidente sem Deus pode ser um desastre para o mundo", pois "se o Ocidente não se converter para Cristo, pode acabar por paganizar o mundo inteiro". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade