Num bairro bastante pobre de Istambul, então capital turca no final do século XIX, Rabia cresceu sob a rígida educação de seu avô, um imã sério, respeitado e temido por todos. Proibida de ter brinquedos ou de fazer qualquer coisa que lhe desse prazer, a menina passa a se dedicar à única tarefa que seu avô lhe permite: a leitura do Corão.
Seus pais pouco puderam interferir já que o casamento deles havia sido um erro. Emine, a filha do imã, apaixonou-se por Tevfik, um mímico e um manipulador de marionetes, e eles se casaram praticamente às escondidas.
Mas uma surpresa a esperava. Seu pai retorna do exílio e muda radicalmente a vida de todos. Conforme a lei turca, a menina já tinha idade suficiente para decidir se ficaria sob os cuidados do pai ou da mãe. Sem grandes dúvidas, ela escolhe o pai, com quem abre uma simpática mercearia.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
A vida desta encantadora menina, que nasce em um bairro pobre de Istambul, mas que circula pela alta sociedade turca, mostra não só uma envolvente história, mas também é um retrato da Turquia do final do século XIX e do império turco-otomano. Ela mostra o conflito profundo da sociedade confrontada com o choque entre as culturas orientais e ocidentais.
Serviço:
''O Palhaço e sua filha''
Autora: Halide Edip Adıvar
Editora: Planeta
Páginas: 400
Preço: R$ 44,90