O empresário Luiz Philippe de Orleans e Bragança, descendente da família imperial do Brasil, veio a Londrina nesta segunda e terça-feira (6 e 7), para o lançamento de seu primeiro livro "Por que o Brasil é um País Atrasado? O que fazer para entrarmos de vez no século XXI".
A obra aponta o engajamento da população como um dos principais fatores para que o país supere problemas estruturais que impedem o seu pleno desenvolvimento. O empresário frisou que o livro não trata de questões partidárias nem personifica os problema que o país enfrenta.
"Ele fala de questões estruturais, que são de fato a causa. A gente tem a tendência de se auto culpar e se autoflagelar, mas nada disso é verificado historicamente ou do ponto de vista analítico. O que dá pra se verificar, na comparação histórica e paralela entre o Brasil e outros países, é que nós tomamos decisões erradas de como se organizar politicamente."
Leia mais:
Brasil perdeu quase 7 milhões de leitores de livros em 5 anos, aponta pesquisa
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Editora da Folha de Londrina lança livro sobre o cotidiano da cidade nesta sexta
Segundo Luiz Philippe, o livro mostra como a atual Constituição é um dos grandes entraves para o país. "O nosso problema é de organização política, definida pela Constituição Federal. Ela nos coloca em um jogo político que gera o tipo de problema que estamos vivendo agora, nesse momento, que é uma descrença total do sistema representativo. E é exatamente como contrapor e criar uma proposta que vai dar uma visão de primeiro mundo para a nossa organização política. E, fazendo essa comparação, o livro aponta exatamente como nós precisamos nos organizar politicamente para termos uma chance de nos tornarmos um país de primeiro mundo."
Serviço:
O lançamento do livro "Por que o Brasil é um País Atrasado? O que fazer para entrarmos de vez no século XXI" será, nesta terça-feira (6), às 19h30, na Livrarias Curitiba, no Catuaí Shopping.