"O que escrever? O que dizer quando te faltam palavras? Mesmas sensações, culpa, culpa, e mais um pouco de culpa, entender que a vida é assim mesmo, aceitar todos os 'nãos' com dignidade e maturidade, assim como os sentimentos as estações vem e vão, vivo uma primavera sem flores." Repleto de metáforas e reflexões sobre o dia a dia, o texto de Gustavo Rugila é leve e acaba de ganhar a sua primeira publicação: o livro "Fubá com Sagu", pela Editora Wi.
Natural de Londrina, Gustavo é formado em Engenharia Elétrica e atualmente dá aulas de Eletrônica em uma escola estadual da cidade. Sua paixão pela escrita surgiu na adolescência, graças a filmes de romance. "Eu sempre gostei de rabiscar algumas coisas nos meus cadernos da escola e da faculdade. Em algumas aulas, eu gostava de fazer alguns rabiscos de pensamentos e textos soltos. Eu comecei a praticar a escrita como uma forma de desabafar, uma grande válvula de escape", ele relembra.
A partir disso, em 2009, nasceu o blog "Fubá com Sagu", no qual Gustavo compartilha seus textos que têm uma pegada experimental, sempre narrando alguma situação que ele viveu ou sentiu.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Com o mesmo nome do blog, "Fubá com Sagu" é o livro de estreia do jovem escritor. A obra reúne trinta textos que discorrem sobre desilusões amorosas, sentimentos e até situações egraçadas que Gustavo viveu durante a sua graduação de Engenharia Elétrica. "A ideia de publicar o livro era um sonho de longa data, porém sempre ficava ressabiado. 'Será que o meu amontado de letrinhas pode virar um livro?' E foi assim que surgiu a ideia de procurar alguma editora que pudesse 'comprar' o meu sonho. Eu acabei encontrando uma editora muito bacana de São Paulo, chamada Editora Wi que me assessorou nessa caminhada", explica Gustavo.
O nome do blog e do livro nasceu de uma brincadeira. "'Fubá com Sagu' veio da minha paixão por bolos de fubá com café, e o sagu? O sagu foi por causa de uma pessoa que na época era maluca por aquelas bolinhas translúcidas misturadas com um pouquinho de vinho ou suco de uva. Foi então que eu tive a ideia de misturar essas 'paixões culinárias', e assim inventei o nome ou a mistura fora do comum"
O lançamento do livro "Fubá com Sagu" será nesse sábado, a partir das 15h, na Livraria da Vila, no Shopping Aurora (Avenida Ayrton Senna da Silva, 400, 2º piso). O valor da obra é de R$ 28.