Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Polêmica

Escritora lança "versão simplificada" de clássico de Machado de Assis

Redação Bonde
06 mai 2014 às 12:57
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A escritora Patrícia Secco lançará, no próximo mês, um projeto polêmico: uma versão de "O Alienista", obra de Machado de Assis lançada em 1882. Segundo ela, a "releitura" traz frases diretas e palavras simples. "Entendo por que os jovens não gostam de Machado de Assis. Os livros dele têm cinco ou seis palavras que não entendem por frase. As construções são muitos longas", justifica ela, em entrevista à coluna cidadona, de Chico Felitti, da Folha de São Paulo. "A ideia não é mudar o que ele disse, só tornar mais fácil", completa.

O projeto nasceu em 2008 e previa versões de "O Cortiço", de Aluísio Azevedo e de "Memórias de Um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida. Porém, Patrícia só conseguiu patrocínio, por meio da lei de incentivo à cultura, do Governo Federal, para captação de recursos das versões de "O Alienista" e "A Pata da Gazela", de José de Alencar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Além dela, dois jornalistas trabalham nas versões. A tiragem será de 600 mil exemplares que serão distribuídos de graça pelo Instituto Brasil Leito.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC

Em entrevista à coluna, o professor da USP, Alcides Villaça, mostrou indignação pelo projeto. "É absurdo imaginar que a função da escola seja facilitar qualquer coisa, em vez de levar a trabalhar com as dificuldades da vida, da crítica e do conhecimento. Apresentar como sendo de Machado de Assis uma mutilação bisonha de seu texto não devia dar cadeia?", questionou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade