19/02/20
34º/21ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Na Semana Literária

Filho de Henfil vem a Londrina discutir humor político

O produtor cultural e presidente do Instituto Henfil, Ivan Cosenza de Souza, vem a Londrina para falar do livro "Como Se Faz Humor Político”, baseado em entrevista concedida por Henfil ao jornalista Tárik de Souza em 1984. Ivan é filho do jornalista, desenhista e cartunista Henrique de Souza Filho, o Henfil, um dos principais personagens da cena cultural nacional da segunda metade do século XX.

Reprodução
Reprodução


O livro será lançado em Londrina na abertura da 38ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro, às 14h de terça-feira (24), no Sesc Cadeião (Rua Sergipe, . Ele será o palestrante principal do evento. "Como Se Faz Humor Político” foi relançado pela Editora Kuarup 30 anos depois da primeira edição.

"Ele [Henfil] conta neste livro uma parte do processo criativo dele, como fazia para puxar informações para a população e sempre com o objetivo de causar indignação nas pessoas, para fazer com que não se tornassem apáticas. É mais ou menos o que está acontecendo agora. A população está sem se movimentar e sem tomar atitude. Henfil gostava de provocar as pessoas para que defendessem o que acreditavam. O livro mostra também como ele fazia para driblar a censura, de forma que ela não achasse a mensagem que ele pretendia passar muito perigosa”, afirma Cosenza.

Atividades na UEL

A visita de Consenza a Londrina também terá atividades com alunos e professores da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Ele participa de entrevista na rádio UEL FM, às 16h, na segunda-feira (24). Na manhã de terça, a partir das 8h30, ele ministra palestra no Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes) com o tema "O humor político em tempos de resistência".

Ivan Cosenza se dedica à manutenção da memória da obra de seu pai desde sua morte, editando livros, organizando exposições para divulgar e fazendo palestras.

A vinda de Ivan Cosenza é uma iniciativa do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná, do Sesc e da UEL.
Redação Bonde com assessoria
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Aos 83 anos

Morre o cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão

No Canal Brasil

Londrinense atuará com Zé do Caixão em seriado

Mário Bortolotto contracenará com o mestre do terror na série 'Somos 1 Só', no episódio que falará sobre a relação do homem com a sua espiritualidade

Veja mais e a capa do canal