30/09/20
Na Semana Literária

Filho de Henfil vem a Londrina discutir humor político

O produtor cultural e presidente do Instituto Henfil, Ivan Cosenza de Souza, vem a Londrina para falar do livro "Como Se Faz Humor Político”, baseado em entrevista concedida por Henfil ao jornalista Tárik de Souza em 1984. Ivan é filho do jornalista, desenhista e cartunista Henrique de Souza Filho, o Henfil, um dos principais personagens da cena cultural nacional da segunda metade do século XX.

Reprodução
Reprodução


O livro será lançado em Londrina na abertura da 38ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro, às 14h de terça-feira (24), no Sesc Cadeião (Rua Sergipe, . Ele será o palestrante principal do evento. "Como Se Faz Humor Político” foi relançado pela Editora Kuarup 30 anos depois da primeira edição.

"Ele [Henfil] conta neste livro uma parte do processo criativo dele, como fazia para puxar informações para a população e sempre com o objetivo de causar indignação nas pessoas, para fazer com que não se tornassem apáticas. É mais ou menos o que está acontecendo agora. A população está sem se movimentar e sem tomar atitude. Henfil gostava de provocar as pessoas para que defendessem o que acreditavam. O livro mostra também como ele fazia para driblar a censura, de forma que ela não achasse a mensagem que ele pretendia passar muito perigosa”, afirma Cosenza.

Atividades na UEL

A visita de Consenza a Londrina também terá atividades com alunos e professores da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Ele participa de entrevista na rádio UEL FM, às 16h, na segunda-feira (24). Na manhã de terça, a partir das 8h30, ele ministra palestra no Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes) com o tema "O humor político em tempos de resistência".

Ivan Cosenza se dedica à manutenção da memória da obra de seu pai desde sua morte, editando livros, organizando exposições para divulgar e fazendo palestras.

A vinda de Ivan Cosenza é uma iniciativa do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná, do Sesc e da UEL.
Redação Bonde com assessoria
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
'Sem limites'
Aumento de limite no cartão Nubank vira trending topic do Brasil no Twitter
30 SET 2020 às 17h29
Torcedor SBT
Eliana é convidada para comentar partida de São Paulo x River Plate
30 SET 2020 às 15h30
Dia Mundial do RBD
RBD anuncia live paga com ingressos que variam entre R$ 110 a R$ 197 e fãs reclamam
30 SET 2020 às 15h12
Jornal Metrópoles
Sheherazade comemora contrato com portal Metrópoles após demissão do SBT
30 SET 2020 às 14h51
Argentina
Morre Quino, criador da Mafalda, estrela das HQs que é fã dos Beatles e odeia sopa
30 SET 2020 às 14h43
Mais votada
A Fazenda 12: Raissa Barbosa está na roça mais uma vez
30 SET 2020 às 10h16
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados