O Festival Internacional de Londrina (FILO) lança na próxima sexta (7), às 19h30, "Memória e Recordação - Festival Internacional de Londrina – 40 anos", livro que conta os fatos pontuais e determinantes da trajetória do evento.
A autora, Nitis Jacon, que viveu essa história desde sua criação e, hoje, é sua Presidente de Honra, faz o relato com uma preocupação memorialista dos fatos, porém sem abdicar de seu papel de protagonista, testemunha e crítica, entremeando à tessitura do documento sua percepção dos acontecimentos.
Na contextualização dos momentos mais significativos e determinantes do FILO, Nitis se propõe a desmistificar a idéia de evento para afirmar o caráter processual do Festival que marcava festivamente um período limitado do ano, enquanto o processo de formação cultural avançava sem interrupção mesmo nos momentos de aparente ruptura.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
É a história de quarenta anos de muita gente, muitos trabalhos, muitas experiências carregadas de paixão e lucidez. Do FILO! Panorama das artes cênicas.
"Memória e Recordação" é um mergulho nas águas de um processo único e inundado de sentidos. Traz um raro relato da trajetória da cultura brasileira. Apresenta a história do FILO ao longo de seus 40 anos de existência, a partir das recordações de sua grande idealizadora, Nitis Jacon.
Rompendo as fronteiras entre história e memória, Nitis Jacon não se limita a apresentar a trajetória do mais antigo e representativo festival de teatro da América Latina reconhecido pelo ICOMOS/UNESCO como "Patrimônio Cultural Paranaense e do Teatro Brasileiro". Vai além. Revela um amplo panorama das artes cênicas dentro do contexto histórico e social das últimas quatro décadas.
Tudo começa no emblemático ano de 1968, num encontro de inquietos e inconformados estudantes. Um ímpeto que atravessa a contracultura, a repressão da ditadura, a violência dos militantes, a resistência dos militantes, a redemocratização do país, as imposições econômicas, as vertentes teatrais, a diversificação estética, a globalização e muito mais. Desafios infindáveis que geram, a cada etapa, novos rumos e surpreendentes soluções.
Nitis Jacon, com extrema lucidez, constrói uma reveladora leitura dessa longa estrada de percalços e inquietações. Uma estrada repleta de dificuldade e desafios, dedicação e conflitos, batalhas e conquistas, deleites e ousadias. Um universo onde a arte revela o ser humano completamente desnudo em sua longa jornada pela acalentadora idéia de civilização.
'Serviço':
Lançamento do livro "Memória e Recordação – Festival Internacional de Londrina – 40 anos", de Nitis Jacon
Quando: sexta, dia 7 de maio
Horário: 19h30
Local: Blue Tree Premium – Londrina
Apresentação: Mariângela Alves de Lima
Gênero: Teatro – história, memória
360 páginas
Realização: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná
Patrocínio: PETROBRAS