A data é 29 de novembro, um sábado. Neste dia ocorre o lançamento no Brasil do quinto volume da série ''Harry Potter''. A editora Rocco, detentora dos direitos de publicação do best-seller, rodou uma tiragem inicial de 300 mil unidades para abastecer as prateleiras.
A nova aventura, batizada ''Harry Potter e a Ordem da Fênix'', saltou dos fornos em junho nos países de língua inglesa. Amparada por uma grande campanha de marketing, vendeu 5 milhões de exemplares apenas nos dois primeiros dias de lançamento. A badalação foi precedida pela denúncia de que milhares de cópias haviam sido roubadas de um caminhão de entregas na Inglaterra.
Para manter segredo sobre a trama do livro, a editora ameaçou processar quem comentasse a obra antes de seu lançamento oficial. No Brasil, a ''pottermania'' levou os fãs mais afoitos à Internet para baixar o original do livro em programas de trocas de arquivos.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Multiplicaram-se também traduções livres e sites com capítulo por capítulo em bom português. Com 704 páginas (na versão brasileira), o novo título registra uma fase difícil na vida do pequeno bruxo documentando a perda de sua inocência, já que agora ele é um adolescente de 15 anos às voltas com desventuras e descobertas cruéis.
Confuso e angustiado, Harry está para iniciar o quinto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Como de praxe, ele não aproveita muito suas férias de verão, que estão pior do que o de costume. O mundo parece lhe desabar na cabeça como uma realidade impiedosa em que o pai, os amigos e até o diretor aliado da escola revelam-se cheios de defeitos.
Para piorar a situação, ele sofre a ''perda'' de alguém muito próximo, além de ser perseguido por um psicopata. O livro dá continuidade às peripécias do aprendiz de feiticeiro narradas pela escritora escocessa J.K. Rowling em ''Harry Potter e a Pedra Filosofal'', ''Harry Potter e a Câmara Secreta'', ''Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban'' e ''Harry Potter e o Cálice do Fogo''.
Destinados para o público infanto-juvenil, esses livros conquistaram uma legião de leitores adultos, o que foi comprovado em pesquisas. Os quatro títulos iniciais tiveram mais de 200 milhões de exemplares vendidos em 55 idiomas e 200 países. A série rendeu ainda dois filmes, adaptados respectivamente das duas primeiras histórias e que se transformaram na segunda e a sexta maiores bilheterias da história de Hollywood.
O terceiro filme da franquia, ''Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban'', tem previsão de estréia para meados do ano que vem. O quarto, ''Harry Potter e o Cálice de Fogo'', deve chegar às telas apenas em novembro de 2005. Segundo entrevistas de J.K. Rowling, ''Harry Potter e a Ordem da Fênix'' inaugura um período sombrio na vida do protagonista, previsto para durar até o sétimo e supostamente último volume da série.
Serviço:
''Harry Potter e a Ordem da Fênix''
quinto volume da série de J.K. Rowling,
Lançamento no Brasil em 29 de novembro.
Preço: R$ 59,90