26/02/21
Prêmio literário

João Paulo Cuenca e Carrascoza vencem prêmios da Fundação Biblioteca Nacional

A Fundação Biblioteca Nacional anunciou, na noite desta segunda-feira, 27, em cerimônia no Rio de Janeiro, os vencedores de seus prêmios literários. Nesta 24ª edição, concorreram 890 obras e a categoria poesia, com 194 obras inscritas, foi a mais popular.

Cada vencedor ganha R$ 30 mil.


O escritor carioca João Paulo Cuenca ganhou o Prêmio Machado de Assis com o romance Descobri que Estava Morto (Tusquets). Marcelo Moutinho, com a coletânea de contos Ferrugem (Record), ganhou o Prêmio Clarice Lispector.

Reprodução/Commons
Reprodução/Commons


Poeta, tradutor e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, Sérgio Medeiros venceu o Prêmio Alphonsus de Guimaraens com os poemas de A Idolatria Poética ou a Febre de Imagens (Iluminuras).

João Anzanello Carroscoza ficou em primeiro lugar no Prêmio Glória Pondé, com o juvenil Tempo Justo (Edições SM). Eva Furnari, com o infantil Drufs (Moderna), venceu o Prêmio Sylvia Orthof.

Na categoria ensaio literário (Prêmio Mário de Andrade), Cláudia Maria de Vasconcellos foi premiada por sua obra Samuel Beckett e Seus Duplos: Espelhos, Abismos e Outras Vertigens Literárias (Iluminuras). Na de ensaio social (Prêmio Sérgio Buarque de Holanda), Angela de Castro Gomes e Patricia Hansen venceram com Intelectuais Mediadores: Práticas Culturais e Ação Política (Civilização Brasileira).

O Prêmio Aloísio Magalhães, de projeto gráfico, foi para Gabriela Marques de Castro, Gustavo Marchetti e Paulo André Chagas (Bloco Gráfico), pelo trabalho em Anri Sala: O Momento Presente, obra organizada por Heloisa Spada para o Instituto Moreira Salles.

Na categoria tradução (Prêmio Paulo Rónai), o vencedor por Rogério Bettoni, por Jaqueta Branca ou O mundo em um Navio de Guerra (Carambaia), de Herman Melville.
Agência Estado
Continue lendo
Ex-BBB

Nego Di passa mal e é levado ao hospital

26 FEV 2021 às 17h56
Confira o post

Justin Bieber anuncia novo álbum 'Justice', que irá 'levar conforto' ao público

26 FEV 2021 às 17h18
Saiba mais

Mateus Carrieri diz que seu filho 'tem todo o apoio' na transição de gênero

26 FEV 2021 às 16h30
Programação virtual continua

MON fecha ao público por uma semana, seguindo orientação de Decreto Estadual

26 FEV 2021 às 16h00
Saiba mais

Globo de Ouro promete aumentar diversidade racial, após denúncias de corrupção

26 FEV 2021 às 15h42
BBB21

Caio é o Anjo pela terceira semana seguida e está imune

26 FEV 2021 às 15h26
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados